Atalho do Facebook

Pizza dobrada da minha avó

>> quarta-feira, 28 de setembro de 2011


Outro dia me bateu a maior nostalgia... Uma saudade de doer de uma época que não volta nunca mais... 
Recebi o caderno de receitas da minha mãe, escrito bem antes dela se casar com meu pai, e fiquei viajando...
Tive saudade dos meus pais, do meu avô Genésio, da tia Luísa,  da tia Maria e do tio Gerson, da Circe, uma amiga querida que se foi muito cedo... 

Me lembrei das festinhas de aniversário, sempre muito simples, mas com gente feliz, conversando alto e exalando alegria.
Chorei....

Mas, depois de chorar muito, me levantei e fui fazer a receita que mais me faz lembrar dessa época, uma receita que deixa a casa com cheiro de festa de família.... A receita de pizza dobrada da vó Teresa.

Sabe uma receita que te remete imediatamente à infância? Essa pizza dobrada é assim...
Ela, juntamente com quibe assado, eram os pratos servidos em praticamente todos os aniversários da família, quando eu era criança.
Bastava ter uma festinha e todo mundo ia pra cozinha preparar muuuuitas assadeiras de pizza dobrada e quibe assado! Para acompanhar, guaraná Mineiro!




Divido com vocês minhas saudades, minhas lamúrias e a receita que me faz ter 10 anos, novamente.

Massa:

3 copos de leite
4 ovos
2 colheres, das de sopa, rasas de açúcar
1 pitada de sal
2 colheres, das de sopa, de óleo
1 tablete de fermento
1 kg de farinha de trigo (+ou-)

Cobertura:
1 receita de recheio de frango (abaixo)
500 g de muçarela ralada na parte grossa

Recheio:
Bater 1 quilo de tomates maduros e 2 cebolas no liquidificador, refogar com azeite e alho e juntar 1/2 quilo de frango cozido e desfiado. Acertar o sal,  juntar salsinha e cebolinha e, se ficar ralo, engrossar com maizena ou farinha de trigo.

Fazer a massa com todos os ingredientes e misturar bem. A massa é mole. (Coloque o fermento e o açúcar, misture até o fermento derreter, junte o leite, os ovos, o óleo e o sal, mexe bem e vá juntando farinha até ficar no ponto que mostro na foto).
Untar a assadeira com margarina, manteiga ou banha e espalhar uma camada fina da massa com as mãos. (A camada tem que ser beeeeeem fininha, praticamente sujamos a assadeira com a massa).
Imediatamente após espalhar a massa, cobrir com a muçarela ralada , colocar o molho e levar ao forno.
Cortar fatias compridas, dobrar e servir.




PS. Coloquei uma camada muito grossa de massa na assadeira e a pizza não ficou muito parecida com a da vóvis! Nem tive coragem de levar um pouquinho para ela experimentar... Vou ter que me aperfeiçoar mais...hehehehe

6 comentários:

Aninha **Fairy** 28 de set. de 2011, 09:35:00  

RECEITA RAPTADA!!!

Acabei de adicionar aos meus favoritos para fazer em casa!!!

Huuuuum!
Também tenho muitas saudades do tempo que não volta mais...

ANDREIA 28 de set. de 2011, 10:27:00  

Uma tentação essa receita, vou fazê-la, e colocar uma camada mais fina, abraços.
Andreia

Sylvia 28 de set. de 2011, 16:17:00  

Que pizza diferente. Gostei. E gostei do post Ontem saimos para almocar fora e vi uma senhora que na outra mesa comentou algo e me lembrou minha avo e do nada chorei, depois perguntei para minha mae e la me disse que ontem faziam dois anos que minha avo faleceu. Por isso me identifiquei muito com seu post Bjs

Isabel Salvador 28 de set. de 2011, 16:27:00  

deve ser muito bom amiga...e que bela viagem fizeste...bjokitas

Beto Casarini 28 de set. de 2011, 16:38:00  

Minha sogra fazia igualzinho...
Quando meu filho vem de Belzontch faz questão de comer dessa pizza (eu faço o molho e a patroa faz a massa).

Muito bom

a 3 de nov. de 2011, 08:02:00  

Uma pizza diferente e simplesmente maravilhosa, adorei conhecer o blog está fantástico!
Beijinhos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP