Atalho do Facebook

Rabada com rúcula

>> segunda-feira, 12 de setembro de 2011


Vou fazer o contrário do que todas as pessoas fazem numa segunda-feira, vou começar a semana com uma receita pra lá de engordativa!

A maioria das comidonas que eu gosto são feias para serem fotografadas.
Quer coisa mais feia do que um frango caipira com asas e pés na panela? E rabada? Nossa, a rabada não é nada fotogênica.... Já fiz várias vezes e em nenhuma tive coragem de postar a foto ou a receita.
Desta vez decidi postar, mesmo não estando lá essas coisas... É que essa receita fica tão boa, mas tão boa, que precisava compartilhar com vocês, mesmo não estando bonitinha!

Para mim, não tem nada pior do que rabada gordurosa.. O mais importante é retirar toda a gordura que envolve o rabo e, a melhor forma de retirar essa gordura é aferventando a carne antes.
Então, compre o rabo já cortado nas juntas e afervente por 15 minutos em água, sal, uma boa dose de cachaça e limão.
Escorra a água, espere amornar e, com uma faca bem afiada, retire TODO o excesso de gordura.
Só então comece o preparo.

Para 2 quilos de rabo aferventado e sem gordura eu usei:

- 2 colheres, das de sopa, de óleo
- 2 cebolas grandes, em cubos
- 4 dentes de alho, amassados
- 1 lata de tomate pelado ou 5 tomates maduros em pele, em cubos
- 250 ml de vinho tinto seco de boa qualidade
- 1 colher, das de sobremesa, de tempero caseiro
- uma pitada de pimenta do reino moída na hora
- 2 folhas de louro
- 1 pimenta ardida
- 3 galhos pequenos de tomilho
- água fervente suficiente
- folhas de rúcula ou agrião



Afervente e retire a gordura do rabo.
Aqueça uma panela de ferro e junte a cebola. Doure a cebola até ela ficar com cor de caramelo e junte o rabo, os alhos, o tempero, as pimentas e as ervas. Mexa bem e refogue por 3 ou 4 minutos.
Junte o tomate pelado e o vinho e espere ferver por 5 minutos. Cubra com água fervente e cozinhe, tomando cuidado para a água não secar demais, até a carne ficar macia (aproximadamente 2 horas).
Você pode apressar usando a panela de pressão, cozinhando por 40 minutos.
Depois que a carne estiver macia, destampe a panela e deixe o molho apurar e ficar encorpado.
Acerte os temperos, junte folhas de rúcula, ou agrião, e sirva.

Use uma babador e roa todos os ossos.... fica bom demais!

5 comentários:

Anônimo,  12 de set. de 2011, 08:31:00  

Estava simplesmente deliciosa!

ANDREIA 12 de set. de 2011, 11:53:00  

Ai, ai, ai, eu estava pensando em Rabada neste momento e vi seu post, que delícia.
Abraços
Andreia
deiafargnoli.blogspot.com

manjericota 12 de set. de 2011, 12:44:00  

Kris, sabe q eu as vezes deixo de fotografar pratos, pq acho que estão feios demais...rs

O seu esta lindão e deve ter ficado uma delícia! A foto ta linda!

Bjos, Dani :)

Marly 12 de set. de 2011, 20:48:00  

Amo rabada, mas como maridex não gosta praticamente não faço, agora fiquei com vontade! rsrs.

Beijoca!

Julio Barbosa 26 de jan. de 2012, 20:08:00  

Ola Cris, boa noite

Como sempre recorro ao seu blog para atender meus desejos culinarios!
Estou com a Rabada no fogão pra ver o que vai dar, depois eu comento o resultado.

Obrigado, bom retorno e um m otimo 2012 a voce e sua familia.

Abs

Julio Barbosa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP