Atalho do Facebook

Tapas, copinhos de melancia com balsâmico

>> sexta-feira, 21 de outubro de 2011


Os copinhos de melancia que servi foram um secesso a parte!
Eu não conhecia esse prato, aprendi com minha amiga Tânia Mara, que já teve um restaurante na Espanha. Pedi a receita pra ela e vi que o mais difícil é fazer os copinhos, o resto não tem segredo.

Confesso que se não fosse a ajuda da Dona Inês eu não teria servido esse prato! Não sou habilidosa e meus copinhos não ficaram nada bonitos... Mas ela tomou frente, fez com o maior capricho e eles ficaram lindos.

Para confeccionar os copinhos, compre uma melancia daquelas pequenas, que não tem sementes. Corte a casca de forma que a melancia fique quadrada. Corte esse quadrado em cubos de 6x6 cm e faça uma "covinha" com a ajuda de um boleador, tomando cuidado para não perfurar as laterais.
Mantenha os copinhos na geladeira até na hora de servir.

A Tânia me disse que na Espanha eles são servidos comum vinagrete de vinagre balsâmico. Eu quis inventar moda e fiz uma redução com:
- 100 ml de caldo do cozimento de polvo (que usei em outra receita)
- 100 ml de vinagre balsâmico
- 20 ml de vinagre de framboesa
- sal e pimenta a gosto
- 1 pitada de açúcar
Deixei reduzir em fogo lento até  a consistência de calda e resfriei.

Se você não tiver o caldo de polvo não tem problema, tá? Basta aumentar a quantidade de balsâmico ou fazer um vinagrete normal.

Na hora de servir, é só encher os copinhos com a calda de balsâmico e decorar com uma folha de hortelã.

Confesso que me surpreendi MUITO com essa receita... É refrescante, deliciosa e linda.

A dica que eu tenho é encher poucos copinhos por vez. A melancia vai sugando a calda com o tempo e o ideal é que a calda fique nos copinhos.

3 comentários:

www.sosimplesassim.com.br 21 de out. de 2011, 10:08:00  

Oi Kris,
Adorei essa ideia.Simples e deliciosa.
Bj,
Lylia

João Mario 21 de out. de 2011, 12:18:00  

Delícia... pena que não tenho essa paciência...rs

Patrícia 21 de out. de 2011, 19:30:00  

Diferente e interessante...
Seu template super bacana, lindo!Vez em quanto vou vir pegar umas receitinhas, mas as mais fáceis,pois sou meio preguiçosa para fazer receita complicada.
Beijo e sucesso!
Patrícia
www.caricaturasdapati.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP