Atalho do Facebook

Molho caipira, comida mineira

>> quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


No dia que postei a receita do palmito pupunha fresco à moda caipira da Kamilota, falei que ela tinha feito um molho caipira de legumes para acompanhar o almoço e me pediram a receita.
Esse molho eu aprendi a comer - e a fazer- com meu pai....
O maridão comeu na casa dos meus pais e se apaixonou.... me pede pra fazer sempre.
E eu faço, né?
Já postei uma receita bem parecida na pasta de comida de quinta, mas hoje posto a receita completa para vocês.

Molho caipira de legumes:

20 quiabos, lavados e partidos em 3 partes
3 fatais da cabotiá, em pedaços médios
1 chuchu, em pedaços médios
10 jilós, partidos ao meio (tire a casca se preferir)
1 cebola pequena, em cubos
3 dentes de alho, amassados
1 colher, das de sopa, de banha de porco (eu usei banha mas você pode usar 2 colheres de óleo)
1 pimenta ardida partida ao meio
tempero mineiro caseiro com açafrão a gosto
cheiro verde

Prepare todos os legumes.
Aqueça uma panela de ferro, junte a banha, o alho e a cebola e espere a cebola começar a caramelar. Junte o quiabo e frite por 2 minutos. Isso diminuirá a baba.
Junte o chuchu e o cabotiá e refogue por mais 2 ou 3 minutos.
Tempere com pimenta e tempero mineiro, junte um pouquinho de água fervente e só então acrescente os jilós. Tampe a panela e cozinhe até os legumes ficarem ao dente.
O segredo é não deixar os legumes passarem do ponto.
Cubra com cheiro verde (salsinha e cebolinha picados) e sirva com carne de panela ou frango caipira.

DICA: Se você estiver preparando carne de panela ou frango caipira para servir com esse molho caipira, junte um pouquinho do caldo do cozimento das carnes no preparo dos legumes. Garanto que fica dos deuses.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP