Atalho do Facebook

Comida pro coração , salada de quinoa e sardinha

>> segunda-feira, 26 de março de 2012


Na semana passada passamos um susto enorme.
O maridão chegou em casa no meio da tarde com "queimação" no estômago. Falei para irmos ao médico e ele não quis...
Poucos minutos depois essa sensação de queimação no estômago se transformou em uma dor leve no peito. Logo depois a dor no peito se intensificou e se estendeu ao braço esquerdo.
Minutos depois já estávamos no hospital. Qualquer pessoa sabe bem que esses sintomas são típicos de infarto.
Logo após ser atendido o Rô foi rapidamente transferido para a UTI, para ser melhor monitorado.
Seu histórico não era bom: quarentão, fumante, sedentário, acima do peso e estressado... Uma bomba ambulante!

Assim que ele passou pela porta da UTI senti um medo terrível. Eu não saberia viver sem ele!
Fui pra capela do hospital e chorei!
Chorei alto....
E implorei para tudo terminar bem.

Os médicos não sabiam dizer se era uma angina, um infarto leve ou o indício de um infarto fulminante. Exames e o tempo nos mostrariam do que se tratava. As próximas 48 horas eram muito importantes.
Só uma coisa era certeza: era grave!

Vinte e quatro horas após a internação, depois de vários exames e cateterismo, veio o diagnóstico: a principal artéria do seu coração está 40% obstruída por placas de gordura. Essa obstrução fez com que faltasse circulação de sangue no seu coração e causou as dores e o cansaço; a angina. O próximo passo poderia ser um infarte.

Saímos do hospital decididos a mudar de vida. Nada de cigarro, comidas pesadas, baladas....
Só comidinha leve entraria no meu cardápio...
Mas... como é difícil mudar os hábitos! Principalmente os hábitos ruins!

Ainda não conseguimos abandonar totalmente o danado do cigarro mas a dietinha nós já começamos.

E foi assistindo o Globo Repórter da última sexta-feira que pensei nessa receita que vou postar hoje.

Raramente eu uso sardinha em lata na minha casa mas, no programa, vi que ela tem muito mais ômega 3 do que a sardinha fresca... Corri no mercado e comprei várias latas!
A quinoa eu já tinha feito outras vezes... Eu gosto... o maridão não gosta! Mas agora não é questão de gostar, é questão de precisar!

Aqui vai minha primeira receita literalmente para o coração.
E agora pretendo postar várias outras receitinhas saudáveis junto com minhas comidonas mineiras engordativas e nostálgicas...

Salada de quinoa (quinua real) e sardinha:


3 xícaras de água fervente ou caldo de legumes
sal a gosto
1 xícara e meia de quinoa lavada
1 lata de sardinha com limão (pode ser a original ou a picante)
1 fio de azeite
1 cebola média em meia lua
3 colheres das se sopa, de vinagre de vinho branco (ou limão, eu gosto da acidez do vinagre com a sardinha)
1 pimenta ardida bem picada
salsinha grosseiramente picada

Coloque a água em uma panela e espere ferver. Salgue a gosto e acrescente a quinoa lavada e escorrida. Cozinhe com a panela semi-tampada por mais ou menos 15 ou 20 minutos.
Escorra a quinoa e reserve.
Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e junte a cebola e a pimenta. Refogue por 1 minuto e junte o vinagre. Espere levantar fervura e acrescente a quinoa cozida. Mexa bem e junte a sardinha escorrida e picada grosseiramente. Acrescente 1 colher, das de sopa, do óleo da sardinha, junte salsinha grosseiramente picada, acerte o sal, desligue o fogo e leve para a geladeira até na hora de servir.

Se você quiser servir quente, como prato principal, eu acho que fica ótimo! Eu adorei, tanto quente, como frio!

7 comentários:

Anônimo,  26 de mar. de 2012, 09:49:00  

Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

Anônimo,  26 de mar. de 2012, 09:49:00  

Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

Anônimo,  26 de mar. de 2012, 09:49:00  

Oi Cris, que susto hein? O proximo passo é a atividade fisica. Adoro cozinhar e comer, com 28 anos recebi o diagnóstico de pressão alta e fui condenado a tomar remédios pra regular a dita diariamente. Nunca tomei nenhum comprimido, mas com mudança de hábitos e exercícios físicos controlei a pressão e de quebra emagreci 20kg. A sensação é maravilhosa e agora faço alguns exageros no fim de semana sem culpa. Abs e melhoras para o marido.

Lud, Bruno 26 de mar. de 2012, 12:48:00  

Kris,

Como você é uma esposa muito zelosa e Deus reconhece isso, lhes fez correr ao hospital no tempo certo, além de Deus isso é muito importante.

E agora é a luta dos homens, mudar seus hábitos, mas com certeza Deus lhes ajudará nessa caminhada também.

Esse fds também passamos um susto, meu filho de 3 anos está internado com meningite, mas Deus é maior e da mesma forma que colocou a mão em seu marido colocou no meu filho também.

Tenha fé que em breve tudo entrará no lugar. BJs

Kris Nardini 27 de mar. de 2012, 08:06:00  

Lud, obrigada pela força e todas as minhas energias positivas estarão com você e seu filhotinho para que ele se recupere logo!
Fique com Deus e um beijo grande,

Kris

Vanessa 27 de mar. de 2012, 20:27:00  

Oi Kris...Que susto hein! Então sua criança está aprontando né?
stimo melhoras a ele e sendo profissional da saúde sei bem o risco que ele correu. Graças a Deus tudo passou e ele estava protegido.
Mudança de hábito é muito dificil mesmo. Sei bem pois emagreci 47 kilos a base de muito sacrificio e estimulada pela minha saúde que estava escorregando pelos meus dedos como água. Comece dando um passo de cada vez, se adaptando a cada mudança. Se mudar tudo de uma vez logo, logo vcs enjoam e estando a vida normal de novo, é fato que so maus hábitos retornam.
Façam uma caminhada leve, apreciem a rua (se for possível ai na sua cidade) some uma dieta mais rigida na semana e mais tranquila nos finais de semana. Vcs vao ver que dará certo e logo será rotina em seu lar.
Boa Sorte a todos e ótima saúde a todos vcs.
QUe o papai do céu proteja muito.

Beijos
Vanessa David - SP

Anônimo,  27 de mar. de 2012, 22:44:00  

Que susto em?! MAs mudar hábitos é mesmo uma coisa dificil mas o que tenho de bom pra falar é que logo logo vc´s vão ficar super adaptados e isso já não vai mais ser um problema.

Adorei a receita com a quinua que é o único alimento comparado ao leite materno sabia?

Fique bem, Eli.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP