Atalho do Facebook

Sardinha ou peixe escabeche na panela de pressão

>> sexta-feira, 9 de março de 2012


Quando eu era bem pequena eu ia com minha família para o rancho do Tio Didi, na ponte Quinca Mariano, em Furnas...
Foi lá que peguei amor pela pescaria, por música caipira, pela vida na roça, e foi lá, também, que vivi dias maravilhosos!

Outro dia eu estava me lembrando desses dias perfeitos e me lembrei de um senhor que tinha um rancho bem simplinho ali perto e que passou a receita de peixe na panela de pressão para o meu pai.
Lá pegávamos muito piau e muita piapara.... E essa receita deixava as espinhas dos peixes derretidas, um jeito fácil de servir peixes tão espinhentos para crianças...

Os anos se passaram, eu cresci, o Tio Didi se foi, meus pais se foram... e a receita ficou viva na minha memória.

Resolvi fazer essa receita, só que com sardinhas, na semana passada...
Me lembro como se fosse hoje daquele senhorzinho falando que a panela de pressão só podia ser aberta depois de 24 horas de descanso, que esse era o segredo...
Naquela época a gente nem se preocupava com contaminação.. deixávamos as 24 horas (fora de geladeira) e pronto!
Hoje me preocupo...
E deixei só 8 horas! E as espinhas sumiram...

Então, na minha semana de receita de petiscos, essa receita não podia faltar!!!

Espero que vocês gostem....

 Sardinhas ou piau a escabeche

2 k de sardinhas frescas e limpas (ou piau ou piapara pequenos)
1 copo (250 ml) de vinagre de vinho branco
1/2 copo (de 250ml) de azeite
1/2 copo (de 250 ml) de óleo
2 colheres, das de sobremesa, rasas, de sal
1 colher, das de sobremesa, de pimenta calabresa
10 dentes de alho em rodelas
2 cebolas grandes, ou 3 médias, em rodelas
5 tomates maduros, em rodelas
3 folhas de louro
A RECEITA NÃO LEVA ÁGUA

Limpe bem as sardinhas, retire o rabo e a cabeça e reserve.
Pique todos os ingredientes.
Forre uma panela de pressão com as rodelas de cebola, coloque 1 camada de sardinha, uma de alho, uma de tomate e recomece com as cebolas. Alterne camadas até terminar os ingredientes.
Coloque o sal e a pimenta calabresa no vinagre, mexa bem e regue os ingredientes da panela com esse vinagre temperado. Coloque o azeite, o óleo e as folhas de louco e tampe a panela.


Leve a panela de pressão ao fogo alto e espere pegar pressão.
Assim que pegar pressão, abaixe o fogo e conte 1 hora.
Após 1 hora, desligue o fogo e mantenha a panela fechada até esfriar completamente (cerca de 8 horas).
Abra a panela, e transfira as sardinhas para uma travessa tampada que possa ir à geladeira.
Ela dura umas duas semana, bem fechada, na geladeira.



 Sirva com um pão fresquinho se delicie.....

3 comentários:

Unknown 9 de mar. de 2012, 09:41:00  

Como bom neto de português só posso amar essa receita... adoro sardinha, é um dos peixes com maior índice de omega3 além de ser super saboroso.

Ótima receita. bjs

André Leiras

Girafa... Gi+Rafa 9 de mar. de 2012, 10:29:00  

Hummm...adorei a receita, vou tentar no final de semana.

Unknown 10 de dez. de 2012, 19:52:00  

Olá.... Sua história foi muito fofa.
Adoro de mais essas sardinhas, minha mãe sempre fez e eu sempre amei. Hoje, casada, sigo a receita da minha mãe e meu marido que nunca tinha comido, adora.
Um grande beijo

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP