Atalho do Facebook

Costelinha de porco com linguiça e taioba, um prato pra lá de mineiro

>> quarta-feira, 25 de abril de 2012


Outro dia meu irmão @fabianonardini veio aqui em casa jogar sinuca com o maridão e eu resolvi fazer costelinha de porco para agradar ele.
Eu sei que ele ADORA costelinha e, enquanto eles jogavam, fui torturando o olfato de cada um com o cheiro maravilhoso que fica na casa quando preparo esse prato!

Para completar a costelinha resolvi colocar umas folhas de taioba, que eu ADORO!!! Lembram que já falei da taioba aqui no blog?
Vou falar uma coisa: Eita, que trem mais bão, sô!
Quando ficou pronto não deu outra: o Fafá se esbaldou e comeu 2 pratos de peão!
Eu comi um só porque preciso passar de foca pra sereia, urgentemente!


Para a receita você vai precisar de:

1 k de costelinha de porco cortada de osso em osso
500g de linguiça de porco, artesanal, em pedaços médios
3 colheres, das de sopa, de óleo
1 colher, das de sopa, rasa de tempero mineiro
1 pimenta ardida fresca, bem picada ( eu uso 2 ou mais)
3 dentes de alho, amassados
suco de 1 limão
1 cebola média, bem picada
água fervente o suficiente
1 maço de taioba, rasgada grosseiramente com as mãos

Tempere a costelinha de porco com o tempero, o alho, a pimenta e o limão e deixe descansar por 3 horas ou mais.
Aqueça uma panela de ferro, ou de fundo grosso, e junte o óleo e a costelinha. Doure a costelinha, devagar, mexendo sempre.
Quando todos os pedaços estiverem bem dourados, junte a linguiça, cuidadosamente para ela não desmanchar.  Espere a linguiça ficar bem dourada e retire o excesso de óleo.
Vá pingando água fervente até a carne ficar macia, mas sem se desprender do osso. Não cubra a carne com água, vá pingando de pouco em pouco.
Quando a costelinha estiver macia, junte 1 cebola bem picada. Continue pingando água fervente até a cebola se desmanchar.
Acrescente as folhas rasgadas de taioba, mexa bem, desligue o fogo e tampe a panela por 5 minutos.
Sirva com arroz branco.

Se você quiser, pode acrescentar canjiquinha pré-cozida antes de juntar a taioba e fazer uma costelinha com canjiquinha ou então juntar fubá torrado e hidratado e preparar um bamba com costelinha.
Mais mineiro, impossível!!!!

1 comentários:

João Mario 25 de abr. de 2012, 11:38:00  

Nem me fale... nem me fale... estou numa dieta por motivo de saúde e não posso comer nada disso... ai que vontade...
Bom... posso comer só a taioba... rs

Um abraço

João Mario

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP