Atalho do Facebook

Carne de roça com ora pro nobis - Comida mineira

>> sexta-feira, 22 de junho de 2012


Tô sumidona, né? Minha semana foi uma loucura... Não tive tempo nem de dar uma votadinha no desafio Philadelphia. Ainda bem que tenho vocês para votarem por mim!

No feriado nós fomos pra chácara e eu trouxe um saco de ora pro nobis de lá. Eu não queria fazer com frango, como da última vez, e resolvi fazer com carne de roça.
Eu simplesmente AMO essa carne só que estou evitando comidonas muito pesadas... Por isso, me esbaldei no dia que fiz! Fiz um feijão gordo e um arroz com rapa para acompanhar...
E rezei pro santo protetor do colesterol alterado me proteger...hehehehehe

A carne de roça é muito fácil de ser feita... só que é demorada e requer atenção. Então, comece cedo e faça, de preferência, no final de semana. Assim você pode tomar umas geladas enquanto a carne não fica pronta.


A carne que mais gosto de usar, nesse caso, é maçã de peito, ou peito de boi, como é chamada em outros lugares.
Compre a carne, limpe o excesso de gordura (não retire toda a gordura) e corte em cubos médios.
Tempere com tempero caseiro e pimenta bode picada e deixe tomar gosto por 1 hora.
Aqueça uma panela de ferro e coloque 200 ml de óleo. Acrescente a carne temperada e vá fritando, bem lentamente. A carne vai desidratar e soltar água e depois vai começar a dourar. Tenha paciência, tá?
Quando a carne estiver bem douradinha, coloque 200 ml de água fervente e mexa bem para toda a borra da panela se soltar e se incorporar ao líquido.
Quando o caldo começar a secar, pingue água novamente.
Vá repetindo esse processo até a carne ficar macia. Vai demorar cerca de 2 horas. A carne vai cozinha e fritar ao mesmo tempo.
Quando a carne estiver bem cozida, escorra o excesso de óleo e junte 200 ml de água fervente. Espere o caldo ferver, acerte o sal e a pimenta, acrescente o ora pro nobis já lavado e desligue o fogo.
Tampe a panela por 5 minutos para as folhas murcharem.
Cubra a carne com cebola em rodelas e coma até morrer....

Ah! Se você fizer essa receita, não se esqueça de me convidar para o almoço.... Eu levo a cerveja, tá?

2 comentários:

Fê Dayrell 22 de jun. de 2012, 11:17:00  

Kris ora pro nobis é tudo de bom né, pena que aqui em Uberlãndia tenho dificuldades para achar, trouxe da ultima vez que fui visitar a minha mãe mas já esta quase acabando, snif.
Esta semana no blog também postei uma receita com ora pro nobis, engraçado como é comum para nós, mas tem tanta gente que nem conhece.

A sua carne ficou divina, mas vamos combinar quando fizer este almoço especial de novo me chame, só tem coisa boa carne caipira, ora pro nobis, feijão gordo e arroz com rapa?É para matar... de vontade.
bjo

wair de paula 24 de jun. de 2012, 20:58:00  

Ora Pro Nobis é uma delícia, e praticamente desconhecida aqui em Sampa. Aliás, nunca achei para comprar por aqui, a única vez que usei trouxe de BH. Adoro a culinária mineira, e acho os pastéis de angu uma das coisas mais gostosas que já comi. abraços, primeira vez por aqui, gostei de tudo.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP