Atalho do Facebook

Rolinho vietnamita de camarão

>> quinta-feira, 28 de junho de 2012



Outro dia vi um programa de TV e estavam ensinando a preparar o rolinho vietnamita. Fiquei curiosa, nunca tinha experimentado. Resolvi comprar os discos de massa de arroz e olhei várias receitas na internet. A receita que mais me agradou foi a da Carla Pernambuco.
Mas vocês já sabem que eu não sigo muito as receitas, né?
Tirei a ideia dos rolinhos dela e fiz minha própria versão...

Querem saber? Pra mim, foram a vedete da noite do jantar oriental!  Eu amei... amei de verdade!
Gostei tanto que estou salivando enquanto escrevo para vocês!
Gostei tanto que comeria uns 3 deles agora, mesmo!

Os discos de arroz me assustaram no início, fiquei com medo de não acertar (não sou muito hábil, sabem?) mas foi facílimo. Adorei trabalhar com ele.
Para 15 rolinhos eu usei:

15 discos de massa de arroz (comprados em lojas orientais. Não custam caro, R$15,00 uma embalagem com 30 discos aqui em Uberlândia)
1 k e meio de camarões pequenos, sem cascas e limpos, temperados com shoyu, óleo de gergelim, molho de ostra, pimenta malagueta, pasta de tamarindo e uma pitada de amido de milho. Minha misturinha ficou mais para tailandês do que vietnamita...hehehehe
1 fio de óleo
150 g de harusame (uma massinha feita de feijão que é bem fininha e transparente) cozido em água fervente por alguns minutos e depois grosseiramente picado
1 pepino japonês em tirinhas finas (usei o mandoline)
2 cenouras, em tirinhas muuuito finas (usei o mandoline)
10 folhas novas de alface (aquelas mais amarelinhas, do miolo da alface) picadas em tiras

Tempere o camarão e deixe descansar por 15 minutos. Aqueça uma frigideira e junte um fio de óleo e metade do camarão. Cozinhe por 3 ou 4 minutos, retire e reserve. Repita o processo com o restante do camarão. Acerte o sal, usando mais shoyu, se necessário. É o camarão que vai dar sabor ao rolinhos, então não deixe sem sal e pimenta. O meu ficou bem picante. Separe os 15 maiores camarões e reserve.
Coloque água em uma travessa redonda e molhe o disco de massa de arroz por 15 segundos. Retire a massa da água, coloque na bancada e passe a mão sobre ela.
Coloque o recheio na parte de baixo do círculo, deixando uma borda para facilitar a enrolar.
Recheie com uma colher generosa (das de sopa) de camarões, um punhado de cenoura, um punhado de pepino, um punhado de harusame e um punhado de alface. Não coloque muito dos ingredientes, tá?
Comece a enrolar o disco, depois dobre as laterais, para dentro, e continue enrolando. Na última volta, coloque 1 camarão reservado e termine de enrolar, normalmente.
Esse camarão é só um charminho, uma decoração...


O molho eu fiz igualzinho o da Carla Pernambuco, só diminui os limões (os meus tinham acabado) e troquei a pimenta dedo de moça por malagueta no óleo.


Suco de 7  limões
1 dente de alho muito bem picado
1 colher (sopa) de gengibre muito bem picado
4 pimentas malaguetas no óleo,  grosseiramente picadas
½ xícara de molho de peixe
½ colher (sopa) de molho de soja
Misture bem todos os ingredientes e deixe gelar. Sirva os rolinhos cortados na diagonal, acompanhados do molho.

Orgasmoo dos orgasmos, de tão bom...
E nem é por causa do formato...hahahahaha

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP