Atalho do Facebook

Sunomono (pepino agridoce)

>> terça-feira, 26 de junho de 2012


Eu já comi esse pepino feito pela Kamila e feito pela Lu. Ambos ficam deliciosos...
Só que o da Kamila não leva o mirim e o da Lu leva pouquíssimo açúcar...
Como eu nunca tinha preparado, na hora de fazer o meu misturei as duas receitas e coloquei a medida de açúcar da Kamila e o mirim da Lu.
Achei que o meu ficou um pouco ácido, acho que é porque acabei colocando um tantinho a mais de vinagre... Mas passo as medidas corretas pra vocês.

Uma dica que eu dou é que você tenha um mandoline em casa. Não só para essa receita, mas para todas as receitas que precisa de ingredientes fatiados, em tiras, em tirinhas finíssimas...
O mandoline foi importantíssimo no preparo de todos os ingredientes desse jantar oriental.
Eu tenho um ótimo, esse aqui ó, só que qualquer outro serve.

O receita do sonomono é:

pepinos japoneses em fatias finas
salmoura (mistura de água e sal) suficiente para cobrir os pepinos
1 medida de vinagre de arroz
1 medida de açúcar
1/3 de medida de mirim (saquê licoroso usado na culinário)
gergelim preto e claro

Não vou dar medidas porque você pode fazer na quantidade que desejar.
Fatie os pepinos bem fininhos (eu uso um mandoline e em segundos os pepinos estão fatiados) ecoloque de molho na salmoura por 30 ou 40 minutos.
Retire os pepinos da salmoura e seque muito bem, com a ajuda de um pano de prato limpo e seco.
Misture o açúcar, o vinagre de arroz e o mirim e reserve.
Coloque os pepinos em um recipiente fundo e cubra com a mistura de vinagre.
Deixe na geladeira de um dia para o outro.
Na hora de servir, "polvilhe" gergelim preto e claro por cima.

2 comentários:

Karina 26 de jun. de 2012, 15:07:00  

Que post legal, Kris. Comecei a fazer sunomono em casa depois de experimentar em restaurante japonês, mas o meu é um pouquinho diferente: fatio o pepino, salpico sal e deixo no escorredor de arroz para soltar a água por meia hora. Depois é que deixo ele de molho na mistura igual a sua. Beijão

mariacarambola.wordpress.com

Flavin 27 de jun. de 2012, 22:25:00  

Adoro kyuri (pepino) no sunomono! A foto esta super apetitosa!

Ja comi versoes mais adocicadas e outras mais acidas, cada pessoa tem a sua propria versao que eh adaptada ao gosto da familia.
Na proxima, experimente colocar pedacos cozidos de polvo OU kani-kama desfiado, ficam otimos tambem! Usa-se wakame (alga desidratada) em varias, se gosta, recomendo.

Beijos~

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP