Atalho do Facebook

Dois tipos de doce de leite: doce mole e doce talhado

>> sexta-feira, 6 de julho de 2012


Na semana passada acordei com DESEJO de comer doce de leite talhado. Acordei e liguei para minha avó para perguntar a receita... Depois liguei para o maridão e pedi pra ele tentar achar leite caipira para fazer o doce.
Desliguei o telefone com o maridão e fui fazer minhas obrigações... Logo depois descubro que minha ajudante não viria trabalhar...
Na hora do almoço, quando eu estava terminando de organizar minha vida, o Rô chega em casa com 6 litros de leite recém tirado da vaca, estava até morninho ainda....
E eu quase caí dura, tinha me esquecido completamente do doce.
Como não sou de reclamar da vida,  na mesma hora já dividi o leite em duas panelas e decidi fazer dois tipos: o talhado e o liso.

Sempre que você for fazer doce de leite, use uma panela que caiba mais que o dobro do volume usado. Isso evita que o leite derrame e suje todo o seu fogão.
Se você for fazer os dois tipos de doce, como eu fiz, jamais use a mesma colher para mexer os dois doces. A colher do doce talhado pode azedar o seu doce liso...
A receita é bem fácil...

Para o doce de leite talhado:

3 litros de leite caipira
600 g de açúcar (*)
suco de 2 limões ( eu usei 1 limão china, ou cravo, e 1 limão tahiti)
1 pitadinha pequena de bicarbonato de sódio

(*) Algumas pessoas usam a proporção de 1 medida de leite para meia medida de açúcar, eu não uso. Não gosto do doce de leite muito doce, gosto de sentir o sabor do leite... O único problema é que, usando menos açúcar, seu tempo de fogão vai ser muuuuito maior. Mas vai compensar, eu garanto.

Preparar é fácil, só que demorado. Junte todos os ingredientes em uma panela grossa e que caiba mais que o dobro do volume, ligue o fogo e mexa até o açúcar derreter completamente e o leite ferver. Abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o leite talhar (coagular) e se separar do soro. Nessa hora, junte a pitadinha de bicarbonato.
Continue mexendo até o soro virar uma caldinha grossa e os coágulos de leite começarem a ficar dourados. O processo todo demora mais ou menos 2 horas.
 Desligue do fogo e continue mexendo por mais alguns minutos para ele esfriar rapidamente. Coloque no recipiente que for servir e pronto, se mate de comer.



O doce de leite liso eu gosto bem branquinho, também com pouco açúcar e mole... Ideal para comer com queijo fresquíssimo.


As medidas e o modo de fazer são os mesmos, só não usamos o limão para talhar o leite:

- 3 litros de leite
- 600 gramas de açúcar
- 1 pitadinha de bicarbonato de sódio

Junte todos os ingredientes em uma panela grossa e que caiba mais que o dobro do volume, ligue o fogo e mexa até o açúcar derreter completamente e o leite ferver. Abaixe um pouco o fogo e continue mexendo até o leite começar a engrossar. Nessa hora, junte a pitadinha de bicarbonato.
Continue mexendo até o leite ficar no ponto desejado ( 1 ponto abaixo do leite condensado). Esse processo vai levar cerca de 2 horas e meia.
Desligue o fogo, continue mexendo para que o doce resfrie mais rápido e coloque no recipiente de servir.


Reparem que comecei em uma panela e tive que passar pra outra. Como eu estava fazendo os dois doces ao mesmo tempo, na hora de resfriar o doce talhado me descuidei do doce liso e se formou uma casquinha escura no fundo da panela. Na mesma hora passei o doce por uma peneira, passei para uma outra panela e continuei o processo.
Caso o seu doce dê rapa durante o preparo é assim que você deve fazer.


Depois é só correr pro abraço.... De preferência correr numa esteira...hahahahhaa



7 comentários:

Renata Moleiro 6 de jul. de 2012, 10:40:00  

Que delícia...me deu água na boca!!!
Amo doce de leite, troco qualquer doce pelo bendito. Já anotei a receita e as dicas, assim q eu fizer eu conto como ficou. Super beijo da Rê.

www.entreamoras.com.br

Rosineia 6 de jul. de 2012, 11:38:00  

Nossa como eles são delicioso,valeu pelas dicas,bjuss!!

Rosineia 6 de jul. de 2012, 11:38:00  

Nossa como eles são delicioso,valeu pelas dicas,bjuss!!

Adri 7 de jul. de 2012, 12:02:00  

Potz amo de paixão o doce de leite azedo! Como sem limites hehe...bjo grande

Anderson Campos 12 de ago. de 2012, 14:35:00  

Estou morrendo de vontade de comer doce de leite talhado e este seu ficou com um aspecto perfeito, do jeitinho que eu queria comer. A receita é muito fácil porém o complicado é achar leite cru. Você saberia dizer se dá certo com leite integral de caixinha (UHT)?

Kris Nardini 13 de ago. de 2012, 09:13:00  

Olá, Anderson. Eu acho que se o leite for integral dá certo, sim... Depois me conte, tá?

haron 3 de nov. de 2012, 20:23:00  

Deixa eu dar uma dica pra vcs
Eu trabalho na castellani
É uma fabrica de doce que tem aki na minha cidade
Para o doce ficar pronto bem mais rapido é só usar amido de milho na receita

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP