Atalho do Facebook

Sobá

>> segunda-feira, 2 de julho de 2012

O nível alcoólico não deixou a foto ficar boa


Eu acho, pra falar a verdade, que esse prato é oriental do Mato Grosso do Sul... hahahaha
Aprendi com amigos de Campo Grande, muitos anos atrás, e gostei tanto que faço a receita em todos os invernos...
Pra quem não sabe o que é sobá, basta entrar aqui e entender o que estou falando...

Sobá é uma "sopinha" com macarrão toshikoshi-sobá que leva porco, tirinhas de omelete, cebolinha, gengibre e caldo feito a base de shoyu e carne.

Comece pelo macarrão: cozinhe conforme pede a embalagem e reserve.
Pique a cebolinha e reserve.
Bata ovos com uma pitada de sal e uma pitada de aji no moto e faça panquequinhas finas com eles. Enrole os omeletes finos e corte em tirinhas. Reserve.
Tempere 1 pedaço de lombo com shoyu, gengibre, alho e saquê mirim e asse em forno lento até ficar macio. Corte em fatias bem finas e reserve.
Coloque um pedaço de lombo na panela de pressão, junte 4 copos de água, 1/2 copo de shoyu, 1/2 copo de saquê mirim, 1 pedaço de gengibre, 1 colher de açúcar, 1 cenoura em cubos, 1 cebola em cubos, 2 dentes de alho inteiros, e 2 talos de cebolinha, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos, na pressão. Abra a panela, após sair a pressão, passe o caldo por uma peneira, acerte o sal e reserve, mantendo aquecido. Cuidado porque o shoyu tem muito sódio, quase nunca uso sal nesse caldo.

Para montar:

Deixe todos os ingredientes picados em cumbuquinhas e monte somente na hora de servir.
Coloque uma porção de macarrão no fundo de uma cumbuca e cubra com uma concha de caldo quente. Decore com as fatias de lombo, as tirinhas de omelete, a cebolinha e o gengibre picados e sirva.





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP