Atalho do Facebook

Brusqueta de confit de bacalhau e trio de azeitonas

>> quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Essa brusqueta de bacalhau eu servi como primeiro prato no jantar Fundo do Mar, para todo mundo forrar o estômago e poder tomar o vinhozinho despreocupado até os outros pratos saírem... O bacalhau confitado fica maravilhoso!!!!
Se você não quiser fazer as brusquetas, pode usar o bacalhau em uma massa ou na finalização de um risotto, garanto que fica delicioso!

Para 12 brusquetas você vai precisar de:

2 postas de bacalhau dessalgado com 250 g cada uma
500 ml de azeite EV
1 folha de louro
1 galho de salsinha
2 galhos de tomilho
12 tomates sweet grape
5 mini cebolas
12 dentes de alho, descascados e do mesmo tamanho
pimenta do reino a gosto
pimenta calabresa a gosto
salsinha fresca, repicada, a gosto
12 fatias de ciabatta ou pão italiano
36 azeitonas, 3 de cada tipo

Dessalgue o bacalhau, retire as aparas e espinhas e seque bem.
Coloque o bacalhau em uma caçarola pequena, junte o azeite, a folha de louro e os galhos de salsinha e tomilho e leve ao fogo mais baixo do seu fogão. Cozinhe o bacalhau lentamente, no fogo mínimo, até ele começar a se desfazer, em lascas.
Retire o bacalhau e reserve.
No mesmo azeite que você confitou as postas de bacalhau, acrescente as cebolinhas, os dentes de alho e os tomates sweet grape. Continue com o fogo baixíssimo, até todos os ingredientes ficarem macios. Retire e reserve.
Desfaça as postas de bacalhau em lascas grandes e refogue em uma frigideira com um fio do azeite usado para confitar. Acerte o sal e a pimenta, junte a salsinha picada grosseiramente e reserve, mantendo aquecido.
Corte 12 fatias de ciabatta de 1 dedo de espessura, regue com o azeite de bacalhau e leve ao forno quente por 2 minutos.
Retire as ciabattas do forno e cubra com uma porção generosa de bacalhau. Decore com 1 metade de mini cebola, 1 dente de alho e 1 tomate confitado. Regue com o azeite usado para confitar o bacalhau e sirva com o trio de azeitonas.

Eu servi o trio de azeitonas ao lado, em um potinho, para o caso de alguém não gostar de azeitonas.
Escolhi 3 qualidades diferentes de azeitonas, polvilhei pimenta calabresa e acrescentei um fio do azeite usado para confitar o bacalhau.




1 comentários:

Unknown 7 de ago. de 2012, 19:36:00  

Eu mesmo adoro bacalhau de todos os jeitos Kris.
Adorei o seu confit,fácil de fazer em casa e o resultado pareceu maravilhoso.

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP