Atalho do Facebook

Vinagre caseiro e outras dicas para você usar as sobras de vinho

>> segunda-feira, 17 de setembro de 2012


Se você não gosta de meus causos, devaneios e desabafos, vá direto a receita, tá??? Tô precisando desabafar e vou usar o colinho dos meus leitores um pouquinho...

Olá, amores....
Tô sumidona, né?
Vou resumir o que está acontecendo com minha vida...
Já faz alguns anos que o maridão fala que queria trabalhar com política para, como diz ele, tentar mudar muita coisa que ele acha errado.
Eu sempre fui contra.... Sempre fechei a cara quando surgia esse assunto.
O fato é que ele se filiou ao partido e se candidatou a vereador me deixando muito triste. Jurei pra ele que ele teria meu voto mas não teria meu apoio.
Na verdade eu me sentia até enciumada, achando que ele ia se entregar de corpo e alma à política e eu ia acabar ficando em segundo plano...hehehehe
Sem contar que ele teve um probleminha de saúde em março ( lembram?)  e o estresse é o maior fator de risco (depois do cigarrinho e das comidonas que eu faço) para a saúde dele... Vamos combinar que política é só estresse, né?
Pois bem...  Fiquei de cara feia pra ele até o mês passado, quando todos os candidatos já estavam em plena campanha,  e ele dando um santinho aqui outro acolá, para não me magoar...
Mas eu acordei!
Não é porque eu não gosto de política que não vou apoiar esse homem que me apoia e me dá força em TUDO na vida, né?
Vesti a camisa, estou trabalhando na campanha junto com ele. Sei que meu apoio foi tardio, e isso prejudicou demais a sua campanha, mas vou dar meu sangue até o último dia.
E prometo que não vou ficar enciumada, caso ele entre, em dividir esse homem maravilhoso, íntegro e honesto com o povo. Vou é ficar ainda mais orgulhosa!!!!!!!!!!!!!!

E, se você é de Uberlândia e ainda não tem candidato, vou ficar muito feliz com o seu voto:
Rômulo Romaniello 45131

AGORA VAMOS AO QUE INTERESSA, A RECEITA:

Gosto taaaanto de vinho que dele eu aproveito TUDO!!!!!!!!!!!!!!!
As rolhas eu coloco em uma jarra de vidro e decoro o meu barzinho fake...
Com as garrafas eu faço castiçal, será que já postei alguma foto aqui? Não me lembro...
E sabe quando sobra um restinho de vinho na garrafa? O que você faz com ele?
Eu já ensinei aqui a congelar o vinho em forminhas de gelo e usar os cubos nas receitas, lembram?
Hoje vou dar uma dica ainda mais legal: fazer vinagre com esse vinho que sobrou.

Te garanto que, além de você nunca mais ter que comprar vinagre na vida, ainda vai ter um vinagre de maior qualidade na sua mesa...
E é tão fácil....

Junte restos de vinho, aqui eu tinha restos em 5 garrafas, que me rendeu quase 1 litro e meio, e coloque em uma jarra de barro, vidro escuro ou louça. Eu coloquei na minha jarra MARAVILHOSA de fazer sangria, da Le Creuset, que eu ganhei da minha melhor amiga, a Lu...hehehehe
Eu só bebo vinho tinto, então fiz o meu vinagre de vinho tinto seco.  Você pode fazer com vinho branco seco, se preferir...

Em 1 litro e meio de vinho eu acrescentei:
100 ml de vinagre de vinho tinto
80 ml de vinagre balsâmico
100 ml de vinho do porto (ou outro vinho doce)
1 colher, das de sobremesa, de açúcar mascavo ou demerara


Mexi beeeem e tampei a jarra com um pano limpo para que o vinho respire e para que as moscas não atrapalhem no processo.
Aí é só aguardar até o vinho ficar na acidez que você preferir e usar nas receitas.




A primeira leva de vinagre pode levar até 2 ou 3 meses para ficar pronto.
Tenha paciência, mantenha a jarra em um lugar fresco e escuro e dê uma mexidinha 3 ou 4 vezes na semana.
Depois de 2 meses dê uma provadinha... Se ele já estiver com a acidez correta ( parecido com o vinagre que você está acostumado a usar) pode mandar bala!
E sabe o que é melhor?
Todo vinho que sobrar  você pode despejar na jarra... assim o seu estoque de vinagre nunca vai acabar! Conheço pessoas que tem seu vinagre caseiro, na mesma jarra, há mais de 30 anos... sempre repondo com os restos de vinho.

Depois me contem se gostaram, tá?

Daqui 1 mês volto aqui para falar como o meu ficou....

2 comentários:

Anônimo,  17 de set. de 2012, 09:52:00  

Relaxa, antes tarde de que nunca. Sucessos nas urnas para ele.
Adorei as dicas do vinagre.
Boa semana

Carla Colombo 17 de set. de 2012, 19:06:00  

adorei a dica! pena q nao tenho muito costume de tomar vinho, e quando tomo não sobra! kkkk e geralmente é vinho suave... daria pra fazer com o suave?
bjosss


www.brisandonacozinha.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP