Atalho do Facebook

Costela fogo de chão

>> segunda-feira, 15 de outubro de 2012


Olha eu aqui outra vez!!! Tô meio relapsa com o blog, né? Mas, como diria o Rei, são tantas emoções acontecendo que eu nem ando cozinhando muito!
Vamos ver se desta vez volto com firmeza...

Pra recomeçar, vou mostrar pra vocês como preparar uma costela fogo de chão MARAVILHOSA que meu irmão Juliano fez na chácara no dia do feriado!

A única parte complicada da receita é o espeto (suporte da carne). Esse nós pegamos emprestado e o Ju já vai mandar fazer alguns para as próximas churrascadas!


Preparar é fácil! Compre 1/4 de boi e peça para o açougueiro retirar todo o sebo da carne. A peça que o Ju levou devia pesar entre 15 e 20 quilos.
Faça um círculo com madeira boa (usamos eucalipto e angico), de forma que a lenha fique a cerca de 1 metro do suporte, que deve ficar no centro.

Acenda a lenha da mesma forma que você acende a churrasqueira e, assim que o fogo ficar bom, prepare a carne.

Coloque a carne no espeto especial e passe uma boa quantidade de cachaça por toda a peça. A cachaça vai servir para fixar o sal. Salpique bastante sal grosso e encaixe o espeto no suporte que está no centro do círculo de fogo.



Vá cuidando do fogo, colocando lenha sempre que a brasa estiver diminuindo.
Duas horas depois, com a ajuda de uma enxada, vá aproximando a brasa da carne, de modo que, com 7 horas de fogo, a brasa esteja a 50cm do espeto.

Quando a carne se desprender dos ossos, umas 7 ou 8 horas depois, ela já está pronta.

Coma gemendo......................

Só tome cuidado com a quantidade de cerveja que você vai ingerir durante o tempo de cozimento da carne... No final do dia sobraram poucos sóbrios para cuidar da brasa!!!hahahahaha

2 comentários:

Karina 15 de out. de 2012, 10:38:00  

Kris, querida, vou mostrar esse seu post para o maridão. Ele vai adorar. A gente não tem esse espaço aqui, mas quem sabe para quando formos ao interior. Beijão e boa semana.


mariacarambola.wordpress.com

Gabi 15 de out. de 2012, 12:51:00  

Nossa, que delícia!
Fiquei com aquela água na boca e vontade de comer!

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP