Atalho do Facebook

Sopa thai de frango ou Tom Kha Gai

>> segunda-feira, 4 de março de 2013

Foto: Marcel Gussoni

A Tom Kha Gai  (sem trocadilhos e cacófatos, por favor..hehehehe) foi  o quarto prato da noite... pra mim foi um dos melhores! Eu nunca tinha feito essa sopa thai e me surpreendi com o resultado, ficou exatamente no sabor que eu esperava.
E ela é super simples de ser feita!O único problema é que na receita original pedia leite de coco espesso... Como eu não encontrei, fiz com o leite de coco convencional e diminui a quantidade de caldo.
Vou passar a minha receita, abrasileireda, tá?

Foto: Marcel Gussoni
Tom Kha Gai:

6 coxas com sobrecoxas desossadas, sem pele e picadas em cubinhos, temperadas com 1 colher, das de sopa, de molho de peixe Você pode usar peito mas eu acho mais seco.
1 litro de caldo de frango feito com os ossos das coxas (olhe a receita aqui , apenas retire  o louro da receita)
600 ml de leite de coco
1 colher, das de sopa, de curry vermelho (comprado pronto em lojas orientais)
5 folhas de limão kafir (eu usei folhas secas de curry, da Bombay)
3 talos de erva cidreira (capim limão ou capim santo em outras regiões) levemente macerados
4 raízes de coentro, levemente maceradas
1 pedaços de gengibre com aproximadamente 12 cm partido em 5 partes
3 bandejas de shiitake, em tiras finas
1 colher, das de sopa, de açúcar de palma ou açúcar demerara
molho de peixe a gosto ( vá colocando e acertando de acordo com seu paladar)
folhas de coentro na hora de servir

Pique e organize todos os ingredientes. Aqueça beeem uma panela grossa e junte 100 ml de leite de coco. Assim que ferver acrescente o curry vermelho e mexa até ele se dissolver.
Espere voltar a ferver e junte o restante do leite de coco e o caldo de frango.
Com o lado sem corte da faca, dê algumas pancadinhas nos talos de erva cidreira e nas raízes de coentro e coloque as ervas na panela. Junte, também, as folhas de limão Kafir e o gengibre.
Deixe ferver por 15 minutos e acrescente o frango já picado e temperado com o molho de peixe.
Espere 5 minutos e junte os cogumelos.
Assim que voltar a ferver junte o açúcar e tempere com o molho de peixe. O único sal da receita é o molho...

Você pode deixar a sopa pronta e apenas esquentar na hora de servir, como eu fiz.
Cubra com folhas de coentro e sirva quente...

EU AMO!!!!!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP