Atalho do Facebook

Baião de dois

>> segunda-feira, 7 de março de 2016



Meus filhos estavam me pedindo a semana toda para fazer risotto de carne seca com cabotiá e couve frita no almoço de domingo mas, não ando numa vibe de risotto, sabe?
Acho que enjoei depois de fazer todas as variações possíveis de risotto!
Resolvi fazer o baião de dois, que leva quase os mesmos ingredientes e que eu amo!!!

Acho tão fácil fazer baião... tem gente que acha difícil, com muitos ingredientes... mas o fato é que suja só duas panelas (fato muito importante) e no domingo a gente não quer ficar lavando montes de panela, né? Na verdade não sou fã de lavar panela dia nenhum!!!

E eu tive ajuda!!! Meu neto lindo me pediu para aprender a cozinhar e picou todo o queijo pra mim! Fiquei toda derretida.... Ele foi impecável! Acho que leva jeito pra cozinha... Vou me empenhar em ensinar tudo pra ele!

E vou ensinar vocês, também!
Vamos aprender a fazer o baião de dois?

Essa receita serve entre 10 e 12 pessoas como prato principal.


1 quilo de carne seca de boa qualidade. Pelo amor de Deus não comprem aquelas carnes de pacotinho, embaladas a vácuo. Só vem gorduras, nervos e pouca carne.
500g de feijão fradinho ou de corda
700g de arroz agulhinha lavado e descansado
400g de queijo coalho, em cubinhos
600g de abóbora cabotiá ( a japonesa, da casca verde), sem a casca, em cubinhos
2 cebolas roxas bem picadinhas
alho amassado , o quanto você goste
manteiga de garrafa ou manteiga normal com azeite
sal, pimenta e coentro a gosto
Cebolinha picada

Corte a carne seca em cubos médios e lave bem. Coloque na panela de pressão e cubra com água fria. Leve ao fogo até ferver. Retire a carne, descarte a água, enxague rapidamente a panela (o sal da carne desce e fia no fundo da panela, fazendo assim a carne vai dessalgar mais fácil).Coloque a carne de volta na panela e leve ao fogo novamente até ferver. Repita todo o processo por 3 vezes. Na quarta vez, cubra a carne com 3 litros de água, tampe a panela e cozinhe por 40 minutos ou até a carne ficar macia.

Enquanto a carne dessalga, pique todos os ingredientes.

Assim que a carne estiver macia, retire da água e reserve.
Coloque o feijão fradinho lavado dentro da panela de pressão com a água do cozimento da carne e cozinhe até o feijão ficar ao dente. O meu levou 12 minutos. Se for feijão de corda não coloque a tampa, cozinhe sem a pressão, até ficar ao dente.
Desfie a carne grosseiramente enquanto o feijão cozinha.

Assim que o feijão cozinhar, escorra e reserve o caldo.

Refogue alho e cebola e junte o arroz lavado e escorrido. Cubra o arroz com o caldo do cozimento da carne e do feijão, reservando uma xícara do caldo para finalizar o prato. Acerte o sal e cozinhe até o arroz ficar ao dente e bem soltinho. (eu faço isso na própria panela que cozinhei o feijão, mas NÃO USO a pressão)

Enquanto o arroz cozinha, em uma panela larga e rasa, coloque uma boa porção de manteiga de garrafa (ou manteiga comum mais um pouco de azeite para a manteiga não espumar e queimar) e junte os cubinhos de queijo coalho. Mexa delicadamente para que todos os cubinhos fiquem dourados. Retire e reserve.
Coloque o cabotiá na mesma panela, polvilhe sal e pimenta e mexa até ele ficar levemente macio. Se necessário, pingue água. Retire e reserve.

Coloque um pouco mais de manteiga na panela e junte a cebola roxa e, logo em seguida, o alho amassado. Espere a cebola murchar e junte a carne e 1 xícara do caldo reservado (se não colocar o caldo a carne resseca). Junte o feijão de corda, duas pimentas ardidas bem picadas e um punhado de cebolinha e coentro (se não gostar coloque salsinha) e acrescente o arroz. Misture cuidadosamente e acrescente o queijo e o cabotiá, deixando uma porção para decorar.

Decore com o queijo e o cabotiá reservados, cubra com mais cebolinha e coentro e sirva com vinagrete de coentro.

O vinagrete de coentro é fácil: basta picar tomate maduro, cebola roxa, pimenta, e cheiro verde, tudo bem pequenininho e temperar com limão china (cravo), bastante azeite e coentro picado, além de sal e pimenta.




0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP