Atalho do Facebook

Matambre recheado

>> sexta-feira, 4 de setembro de 2009


Estou colecionando os livrinhos da Cozinha Regional da Abril e , desde que vi uma receita de matambre recheado no livro do Rio Grande do Sul , fiquei com vontade de fazer.
Achei as receitas de todos os 4 livrinhos que comprei até agora muito fraquinhas. Tiro por base as receitas da culinária mineira... Todas fracas e faltando alguma coisa!

Dei uma pesquisada no Google e achei várias receitas de matambre recheado. Como não gosto de seguir à risca nenhuma receita resolvi fazer do meu jeito.

O problema começou quando fui comprar a carne.
Quem disse que os açougueiros de Uberlândia sabiam o que era matambre?
Compro carne no açougue do D'Ville ou no Vita Carnes e em nenhum dos dois eu encontrei o bendito matambre. Pesquisei e descobri que matambre é chamado de "capa de costela" aqui em Minas.
Voltei pra buscar a capa de costela e não tinha! Só por encomenda.
Esperei 2 dias até as capas chegarem!

O outro problema foi o esquecimento! Me esqueci de comprar barbante. Corri até o D'Ville e nada. Fui até uma casa de material de construção aqui pertinho e nada! Nem barbante culinário nem barbante normal.

Minha anja da guarda e ajudante, a Adriana, me deu a idéia de usar linha de pipa dos filhotes. Juntamos 4 linhas e virou um barbante resistente.

O outro problema, que foi o pior, foi a "jeitosinha" e paciente aqui conseguir enrolar o danado do matambre!
Saia carne pra um lado, ovo cozido pra outro.... E minha anja me salvou novamente. Eu segurava e ela amarrava!

Depois disso foi tranquilo!

Meu primeiro matambre recheado não ficou muito bonito. Acho que com prática ele vai ficar melhor. Mas o sabor ficou ótemo!

Amanhã vou para a fazenda de um amigo e levarei um dos matambres para a gente aperitivar. As outras receitas que vou fazer lá eu posto na terça.

Um beijo grande e um ótimo feriado para todos.

Ingredientes:

2 k de matambre (capa de costela em Minas) sem o excesso de gordura
1/2 copo de vinho tinto seco
ramos de alecrim
folhas de louro
sal e pimenta a gosto
pimenta do reino a gosto

Tempere a carne e deixe na geladeira de um dia para o outro.
Passadas as 24 horas retire a carne da geladeira e pincela ovo batido.
Cubra a carne com cebola e cheiro verde bem picadinhos e recheie com:

- 1 paio em tiras
- 2 cenouras em tiras
- 2 ovos cozidos inteiros
- fatias de bacon
- carne de porco moída, temperada e com farinha de rosca

Enrole a carne, amarre e doure em uma panela de fundo grosso. No slide abaixo eu mostro todo o passo-a-passo.
Quando a carne estiver dourada por todos os lados leve para uma panela de pressão, cubra com caldo de carne e cozinhe por 40 minutos.

Espere a carne esfriar para fatiar.

O caldo que sobrou na panela eu desengordurei, reduzi e vou servir junto com a carne.





6 comentários:

Sarah 4 de set. de 2009, 16:20:00  

Hum...tenho o livrinho e fiquei com mta vontade de fazer essa receita!
bjo

Tati - Panelaterapia 4 de set. de 2009, 17:28:00  

Ficou lindo!!! Quando eu era criança tinha um tio que sempre fazia churrasco com matambre...depois de adulta eu nunca mais vi essa carne, deve ser porque é conhecida mesmo como capa de costela. Vou ver se encontro por aqui!
Bjs

Anônimo,  26 de mar. de 2011, 23:54:00  

K DELICIA HUMMMMMMMMMMMMMM

Will 7 de mar. de 2012, 17:14:00  

Como eu faço pra desengordurar um caldo?

Will 7 de mar. de 2012, 17:14:00  

Como eu faço pra desengordurar um caldo?

Kris Nardini 8 de mar. de 2012, 07:59:00  

Existem vários métodos para desengordurar. O mais fácil é levar o caldo à geladeira e depois retirar a capa de gordura que se forma na superfície.

Abraços

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP