Atalho do Facebook

Pequi ao molho caipira

>> quinta-feira, 14 de outubro de 2010


Fiquei muito feliz quando encontrei os primeiros pequis da safra desse ano sendo vendidos na rua! Parei na mesma hora e comprei 2 litros (eles são vendidos em embalagens de leite hehehehe) para servir junto com o franguinho caipira que já estava dentro do carro.

Preparar o pequi é muuuuito fácil, seja no arroz, ao molho ou junto com o frango.

Dessa vez eu fiz ao molho porque meu genro não gosta do sabor e ele não comeria nada que tivesse pequi...

Eu roí mais de 1 dúzia de bolinhas douradas...e fiquei feliz porque, apesar de serem precoces, os pequis estavam bem carnudinhos.

A minha receita de pequi ao molho é bem fácil.

- Cerca de 1 quilo de pequi sem a casca

- 2 colheres, das de sopa, de óleo

- 1 cebola média bem picada

- 3 dentes de alho espremidos

- 1 pimenta ardida

- 200 ml de água

- tempero caseiro com açafrão a gosto (cerca de 1/2 colher, das de sobremesa)

- 2 conchas de caldo do frango caipira (opcional)

Aqueça uma panela de fundo grosso e junte o alho. Quando o alho alourar coloque a cebola e cozinhe até a cebola murchar. Junte o pequi e refogue bem, por mais ou menos 4 minutos. Junte a água fervente, o tempero e as pimentas, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos em fogo baixo.

Se você tiver feito o frango caipira, retire duas conchas do caldo e coloque no pequi.

Ferva por 3 minutos em fogo alto, cubra com cheiro verde e sirva com o franguinho caipira e o macarrão de roça.

DICA IMPORTANTE: Vale lembrar que não podemos morder o pequi por causa dos espinhos que tem dentro dele. Tome muito cuidado e apenas roa o danado, viu?






4 comentários:

Priscila Beneducci 14 de out. de 2010, 09:19:00  

Que delicia adoro pequi.Nao vi aqui para comprar so o Pequi em conserva

Cantinho da Jana!!! 14 de out. de 2010, 10:19:00  

Aqui na minha região tem muito pequi...confesso que não gosto muito. Mas toda vez que minha mãe faz eu provo porque ela e minha sogra amam e fico indignada por eu não gostar, então toda vez tenho que comer um...Vai entender ne...Acho que é mais medo dos espinhos...rsrs

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

Jotta e Rosley 14 de out. de 2010, 23:54:00  

Oi Kris! Infelizmente essa receita não dá pra testar aqui em Santa Maria-RS, o pequi não chega aqui. Pelo menos eu nunca vi. Abraços!

gleici schiavo,  15 de out. de 2010, 14:06:00  

Amiga saudades! Some nãooooo..... bjus

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP