Atalho do Facebook

A piadina da Rita Lobo com abacate e ovo de 6 minutos

>> segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

 Eu confesso que tinha sérios problemas em usar abacates em receitas salgadas.

 Não sei, cresci achando que abacate devia ser com leite e açúcar numa bela vitamina ou então em cubinhos, com açúcar e limão, naquele lanche da tarde que as avós faziam para dar "suantânça" (sic) nas crianças...

Quando me apaixonei por guacamole preferia não pensar que ele era feito com abacate...hahahaha Comia achando que era outra coisa....

Mas, outro dia o maridão ganhou um saco enorme de abacates do tipo manteiga de um amigo e calhou de ser no dia que eu estava fazendo a maravilhosa piadina da Rita Lobo para o lanche.

Resolvi juntar a piadina, o abacate e ovo de gema mole e descobri que não não vivo mais sem essa combinação! Com um bom fio de azeite e sal e pimenta moídos na hora, é a mais pura perdição!

Se você é como eu, e tem preconceitos com alguns ingredientes, tente se abrir para novos horizontes... Experimente. (Essa dica só não vale para uva passas. Elas não são de Deus!)

A piadina é receita da Rita Lobo e eu tirei do site dela, que eu amo! Abaixo eu posto a receita para vocês verem como é fácil.

"Piadina normal:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para enfarinhar a mesa
  • 1 ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 1 xícara (chá) de leite


Em uma tigela grande, junte a farinha, o sal e o fermento. Misture e abra um buraco no centro. Coloque o azeite bem no meio e vá esfregando a farinha com os dedos para misturar. Junte o leite em duas etapas e, com as mãos, misture bem, até formar uma bola. Transfira a massa para uma superfície de trabalho enfarinhada e trabalhe a massa por três minutos, no máximo. Enrole a massa para formar uma cobra e divida em seis pedaços iguais. Se não quiser fazer todos os pedaços, congele a massa restante, antes de abrir, já em porções embrulhadas em filme. Cubra a massa que será usada com um pano de prato úmido. Mas atenção, o pano não pode estar molhado. Coloque uma frigideira antiaderente, ou chapa grande de ferro, para aquecer em fogo alto. Abra um pedaço de massa com rolo de macarrão ou com uma garrafa de vinho, até ficar com cerca de 20 centímetros de diâmetro. Quando a frigideira estiver bem quente, coloque o disco e faça vários furos com um garfo - assim que o fundo começar a ficar com pintinhas escuras, após cerca de dois minutos, vire e deixe cozinhar por mais dois minutos, furando com o garfo. Transfira para um prato e cubra com um pano de prato limpo, apenas para não esfriar, enquanto você faz as outras. Rita Lobo ensina como preparar azeite aromatizado. Para variar os sabores, use também outros ingredientes, como com pimenta dedo-de-moça, alecrim, manjericão e outras ervas. A receita rende 250 mililitros de azeite e o tempo de preparo é de 15 minutos."



O ovo de 6 minutos é isso: um ovo cozido por 6 minutos.

Ferva a água e coloque uma pitada de sal. Coloque o ovo, que deve estar em temperatura ambiente, na água fervente e conte 6 minutos. Desligue o fogo, escorra a água fervente e mergulhe o ovo em água fria. Descasque e use como preferir... Só com sal, pimenta e azeite já é maravilhoso!!!

Para montar a piadina é só colocar fatias de abacate, o ovos picados, temperar com sal e pimenta moídos na hora e regar com azeite. 

A salsinha foi só para fazer boniteza para a foto! Mas você pode colocar salsinha ou coentro que combinam super bem!

Faça.... e venha me agradecer!:)

Ah! E no link da Rita tem a receita integral, se você faz a linha saudável! 

  PS. Estou enferrujada e não tô sabendo direito como lidar com o Blogger... então desculpem essas linhas no texto. Não tenho a mínima ideia de como elas foram parar aí ou como tirar elas daí... hahahahaha Se alguém souber tirar, por favor me ajude!!!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP