Atalho do Facebook

Aruanã com viera e banana da terra

>> quinta-feira, 28 de maio de 2009


Passei uns dias sumida e sem a menor vontade de cozinhar...
Hoje resolvi ir pra cozinha fazer um prato que minha mãe ADORAVA.
E, apesar de eu passar a receita pra ela mais de mil vezes, cada vez que ela ia fazer me ligava dizendo que tinha esquecido como fazia... Eu passava a receita toda mas sabia que ela queria mesmo era que eu preparasse o prato pra ela e pro meu pai.
Algumas vezes eu preparei.

Hoje eu sei que foram poucas - muito poucas- vezes.
Eu devia ter feito muito mais.

Junto com o modo de preparo eu coloquei uma música que me lembra minha mãe...
O nome da música é Maria...
Só um C separa a Maria do Wilson Sideral da minha Márcia.
É pra você, mãe.






Ingredientes (Na receita da mamys eu não usava vieiras):

- 1 k de filé de peixe (usei aruanã) temperados com sal, alho e limão
- 500 g de camarões pequenos passados rapidamente na manteiga
- 350 g de vieiras passadas rapidamente na manteiga
- 800 g de batatas pré cozidas
- 2 tomates maduros em meia lua
- 1 cebola em meia lua
- 1/2 pimentão verde e 1/2 vermelho, em meia lua
- 3 bananas da terra, pré cozidas e em pedaços pequenos.
- 1 cebola em cubinhos, dourada no azeite
- sal, pimenta ardida e pimenta moída na hora a gosto
- 50 ml de azeite de oliva
- 1 colher, das de sopa, de azeite de dendê (opcional)
- 1 vidro de leite de coco
- Salsa e cebolinha a gosto

Em um refratário, faça camadas na ordem: batatas, peixe, camarões, vieiras, tomates, cebolas em meia lua, pimentões, bananas, cebolas douradas, temperos, os azeites e leite coco.
Leve ao forno pré aquecido a 250º por 40 minutos, cubra com salsa e cebolinha e sirva.

9 comentários:

Anônimo,  5 de jul. de 2009, 08:20:00  

kRIS AMEI SEU BOG
PARABENS... GOSTARIA DE SABER ONDE ACHAR ESSE PEIXE... VC CONHECE ANCHOVA NEGRA? ESTOU PROCURANDO TBEM
ABRACOS
SANDRA

Kris Nardini 6 de jul. de 2009, 09:15:00  

Sandra, você mora em Uberlândia também?
Aqui eu acho os dois peixas na Azeitona Verde (3236-8612).
Gosto muito dos dois.

Abraços,

Kris

Cristina Siqueira Guimaraes,  9 de jul. de 2009, 18:47:00  

KRIS
QUE SURPRESA !! NÃO SABIA DE NADA DISTO TUDO AÍ!!
PARABÉNS !!! FICOU FANTÁSTICO!!! FÁCIL DE LER, FIGURAS CLARAS, RECEITAS RARAS, VISUAL MUITO HARMONIOSO ! BÁRBARO!ESTOU ENCANTADA! BEM QUE O HUMBERTO E A VE DIZIAM !
BJIM

CRISTINA GUIMARÃES

Anônimo,  10 de ago. de 2009, 22:57:00  

Kris adorei ver este blog ou site ñ sei ok. as o que são vieiras. Desculpe a minha ignorância. rosangela

Kris Nardini 11 de ago. de 2009, 10:55:00  

Olá, Rosângela. Que bom que você gostou do blog!
Vieiras são moluscos...primos das ostras.
Neste link você vai saber mais sobre elas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vieira_(molusco)

Anônimo,  4 de out. de 2009, 11:26:00  

ANCHOVA NEGRA - Eu TB ESTAVA PROCURANDO, PEDI AO PEIXEIRO NA FEIRA, DEIXEI MEU FONE, E ELES CONSEGUIRAM PARA MIM - TANTO FRESCA QUANTO CONGELADA. ESTOU AFZENDO AGORA. :o)

Unknown 28 de abr. de 2010, 10:04:00  

Kris, adorei a receita, acho que vou fazer amanhã! Eu não conheço esse peixe, será que tem outro nome na Bahia?
Beijos!!!

Kris Nardini 29 de abr. de 2010, 08:19:00  

Lili, pode usar qualquer peixe de água salgada. Pode ser namorado, badejo, linguado... e até merluza.

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP