Atalho do Facebook

Polenta com músculo ao vinho

>> segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Desde que o meu amigo Milton Nisti postou uma foto de ossobuco no Tá na mesa capiau eu fiquei com vontade de comer.
Hoje sai a procura de ossobuco mas, como é feriado, foi difícil encontrar.
Achei esses aí de baixo, que não eram de vitela e estavam feiosos e muito engordurados.
Comecei a limpar e, quando vi, o ossobuco tinha se transformado em pedaços de músculo.


Outro dia estava lendo uma discussão sobre alta e "baixa" gastronomia e o músculo me fez lembrar dessa discussão.
De acordo com alguns, ossobuco seria alta gastronomia e músculo ( a mesma carne, sem o osso) seria baixa...
Eu me divirto lendo essas coisas! hahahahahahaha
Como eu cozinho por puro prazer, nem ligo se o que está nas minhas panelas é de alta ou baixa gastronomia. Me preocupo, mesmo, é com o sabor e com a cara de prazer dos meus comensais.
E vou contar um segredo... sou mineira acostumada a comidona.. gosto muito mais de uma boa rabada com agrião do que de um spaguetti de pupunha.
Mas... vamos ao que interessa!
Desde a broa de quinta estou com dores no braço. Por isso optei por comprar uma polenta pré-cozida, que fica pronta bem mais rápido, ao invés da que sou acostumada a fazer, que demora mais de uma 1 hora para ficar pronta, para acompanhar meu ossobuco.
As dores também não ajudaram na hora de fotografar e, desta vez, não vou postar slides com o passo-a-passo!
Para a polenta
5 xícaras de caldo de legumes caseiro ou 5 xícaras de água + 2 cubinhos de caldo de galinha - Eu usei meu caldo congelado
1 xícara de leite
2 xícaras de polenta pré-cozida - Eu usei Polentina da Quaker
1 colher, das de sopa, de manteiga
sal a gosto - se você usou caldo de cubinhos tome cuidado com o sal
Basta misturar todos os ingredientes e cozinhar por 10 minutos, mexendo com o fouet. Como eu gosto dela mais cremosa acrescentei um pouco mais de leite no final.
Para o músculo
50 ml de azeite
1 e 1/2 k de músculo, em pedaços médios
1 e 1/2 colher, das de sobremesa, de tempero mineiro
1 e 1/2 colher, das de sopa, de farinha de trigo
2 cebolas médias em cubos
1 cenoura média em cubos
1 talo de salsão, em cubos
1 folha de louro
3 galhos de tomilho
400 ml de vinho tinto seco
200 ml de caldo de legumes (ou carne)
Água fervente suficiente
Aqueça o azeite e coloque os pedaços de carne. Polvilhe o tempero e a farinha de trigo e deixe, em fogo bem alto, até que todos os pedaços estejam dourados.
Escorra todo o excesso de óleo e acrescente as cebolas e a cenoura, mexa bem por 2 minutos e acrescente as ervas, o vinho e o caldo de legumes. Cozinhe, com a panela destampada, por 10 minutos. Tampe a panela e cozinhe, em fogo médio, até a carne ficar macia.
Vá acrescentando água fervente quando necessário.
Separe os pedaços de carne, passe o caldo que sobrou na panela pela peneira e junte o caldo peneirado à carne cozida.
Para a montagem
Polenta
Músculo cozido
Queijo parmesão ralado na hora
Eu costumo fazer porções individuais, em ramequins ou em panelinhas refratárias.
Se vocês preferir pode fazer em um refratários comum.
Forrei os refratários com a polenta, coloquei 3 pedaços de músculos, cobri com o caldo e bastante queijo parmesão ralado.
Levei ao forno pré-aquecido a 280 graus por 5 minutos e servi com salada de agrião.

3 comentários:

Tati - Panelaterapia 2 de nov. de 2009, 16:55:00  

Kris, eu também nem ligo p/ essas de alta ou baixa gatronomia. A comida tem que ser boa e ponto final. E também adoro uma "comidona"! Fui criada com fartura, comida de mama mesmo...o oposto da proposta de alguns mestres das alta gastronomia que servem pratos que precisam de lupa para comer, sem falar que "espuma" agora virou comida kkkkkk.... mas voltando ao assunto do seu prato...sempre de dar água na boca!!! Seja o Músculo ou o osso buco (que eu nem sabia que era da mesma peça kkkkk) é uma delícia! Na sopa, nos ensopados, nas comidas com "sustança" é o que há!

Ah, e em matéria de panelas você está no topo da alta gastronomia: inveja nº2!!! kkkkkkk

Bjs

Lourdes Sabioni 2 de nov. de 2009, 17:10:00  

Kris, a cozinha mineira é a minha paixão!!!
Mesmo sem slides a postagem está divina e eu adorei a receita!!!
O tempero mineiro é algo divino à parte.
Tenho uma amiga de Alfenas, Vicentina, que acabou de ganhar um sorteio no meu blog e fiquei super feliz pois uma mineira foi presenteada!
Desejo melhoras para o seu braço!
Lourdes

www.culinariasaborecor.com 2 de nov. de 2009, 19:13:00  

Adoro polenta e dessa maneira nunca fiz, tenho que provar e volto aqui com certeza. beijinhos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP