Atalho do Facebook

Frango assado na Coca Cola

>> sexta-feira, 23 de julho de 2010

Olá, amados!!!!

Antes de postar minha receita de hoje queria pedir um favor para vocês.
Eu gostaria que vocês participassem da enquete que coloquei ali ao lado dizendo a sua faixa etária. Estou precisando saber alguns dados dos meus leitores e vou fazer enquetes para tirar minhas dúvidas! Possa ser? É bem rapidinho!!!!

Agora a receitinha....

Muitas pessoas tem um certo preconceito quando lêem uma receita que leva Coca Cola... e é para assustar, mesmo, né? Mas o que eu posso dizer é que esse frango fica delicioso!
Eu aprendi a fazer ele com a tia Daise, muitos e muitos anos atrás.
Com o tempo mudei um pouquinho a receita original que leva cubos de caldo industrializado e cheguei a essa.
O prato não fica muito fotogênico mas o sabor é de arrasar!
Ah! E garanto que não fica doce, tá? A meninada aqui não gosta de doce na comida!

Aqui em casa, como eram 8 bocas a serem alimentadas, eu usei:

Ingredientes:

4 coxas de frango sem a pele
4 sobrecoxas de frango sem a pele
8 pedaços médios de peito de frango sem a pele
1 e meia colher, das de sobremesa, de tempero completo caseiro
1/2 pimentão verde em cubos
1/2 pimentão amarelo em cubos
1/2 pimentão vermelho em cubos
2 cebolas roxas pequenas partidas em 4 partes
8 dentes de alho bem lavados e com casca
1/2 xícara, das de chá, de azeite
1/2 xícara, das de chá, de vinho tinto seco (*)
200 ml de Coca Cola original (eu não uso a Zero ou a Light no preparo)
uma boa pitada de pimenta calabresa
pimenta do reino moída na hora a gosto
sal a gosto ( a Tia Daise espalhava pedacinhos de caldo de carne ou galinha por cima, no lugar do sal. Hoje em dia temos os sachês de caldo granulado que também podem ser usados)

(*) Dica para armazenar o vinho que sobrou:
O que você faz quando sobra vinho na garrafa? Antes eu deixava na geladeira para usar em um risotto ou qualquer receita que leve vinho. Mas, alguns dias depois, eu percebia que o sabor do vinho mudava e não ficava bom nem para ser usado nas receitas. Desde então tenho congelado os vinhos que sobram em forminhas de gelo. Depois que o vinho congela eu retiro os cubos das forminhas, passo para um saco próprio para congelamento e fecho bem, deixando no freezer para ser usado quando necessário. Nessa receita, que pede 1/2 xícara de vinho, eu usei 3 cubos. Não é fácil e muito mais prático do que ficar com aquelas garrafas semi vazias na porta da geladeira?

Tirei uma foto para vocês verem como é mais prático:




Modo de fazer:

Tempere o frango com o tempero completo e deixe descansar por 1 hora.
Acomode os pedaços em um refratário e cubra com os pimentões, as cebolas e os dentes de alho. Regue com o azeite, tempere com as pimentas e o sal (ou o caldo) e coloque a Coca Cola.
Leve ao forno pré-aquecido (240 graus) por aproximadamente 1 hora e 10 minutos, dependendo do seu forno.

Sirva com arroz branco.


10 comentários:

»¤Þ䵣䤫 23 de jul. de 2010, 09:22:00  

Que demais essa receita Kris, amei, já vou anotar aqui, fica muito linda! Bjos

Beta Tiossi 23 de jul. de 2010, 09:52:00  

Esse frango deve ficar bom mesmo! Sei que Coca-cola faz mal, mas faço um bolo com ela que fica muito bom! Adorei a dica do vinho! bjs

Kris Nardini 23 de jul. de 2010, 10:16:00  

Meninas, podem fazer que fica diliça, viu??? E só não façam como minha "ídala" Nigella que guarda os restinhos dos copos de vinho dos convidados para usar nas receitas...hahahahaha

Beijão

Andrea 23 de jul. de 2010, 10:50:00  

Vou fazer frango hoje, fiquei tentada mas não tenho vinho em casa!!!! Adorei a dica do vinho em cubos... e amei seu blog!!! Bjssss

Eloise 25 de jul. de 2010, 05:08:00  

Oi Kris, participei da enquete,legal! esse frango ta muito bom hein! adoro seu blog!

Kris Nardini 25 de jul. de 2010, 10:35:00  

Falei pra Andrea no Twitter que, caso não tenha vinho em casa, não tem problema... Pode fazer sem, numa boa!

Eloise, que bom que você gostou do blog...

Beijos

gleici schiavo,  29 de jul. de 2010, 15:57:00  

Que delicia! Suas receitas são um arraso amiga! Beijos!

Rachel 30 de jul. de 2010, 15:28:00  

A dica dos cubos de vinho é muito útil, já utilizei aqui na minha cozinha e deu muito certo.
Bjuss!!!

Priscila 9 de set. de 2012, 07:58:00  

Nossa essa de congelar o resto do vinho é show
Vou testar

Priscila 9 de set. de 2012, 08:01:00  

Muito boa dica do vinho
Vou testar

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP