Atalho do Facebook

Pão de queijo? Não. Biscoito de queijo de 3 ingredientes, e é de quinta!

>> quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Vamos combinar uma coisa?
Existe coisa mais de quinta do que pão de queijo de 3 ingredientes? E ainda por cima SEM ESCALDAR?

Não, não existe!

E, como hoje é quinta-feira, dia mundial das comidas de quinta aqui no Cozinhando para Relaxar, eu, como uma boa mineira (Hum...se tirar a vírgula essa frase fica interessante, né?), não podia deixar de experimentar e postar para vocês essa receita que me dói profundamente só de ler e que anda rodando todos os sites de gastronomia : Pão de queijo de 3 ingredientes.

Como vocês sabem, sou mineira braba, daquelas que brigam para que a tradição da nossa comida típica se perpetue... e a receita de pão de queijo é uma que já me tirou do sério em algumas comunidades de gastronomia.
Pô, pão de queijo tem que ser escaldado, o melhor queijo pra se usar é o minas (claro...hehehehehe) e tem que levar ovo, de preferência ovo caipira!
Esse negócio de misturar pacotinho não tá com nada...

Fui pra cozinha pra preparar a receita. Fiquei até deprimida, de tão rápido que foi preparar a massa. Costumo passar a tarde escaldando, amassando e enrolando pão de queijo e fiz essa misturinha em menos de 3 minutos.
Pão de queijo de 3 ingredientes feito em 3 minutos? Só pode dar errado, né?

Para me dar um pouquinho mais de trabalho, e valorizar a receita, decidi rechear com linguicinha ardida e queijo minas. Demorei mais 3 minutos preparando o recheio.

Em menos de 10 minutos os bitelos (bitelo é uma coisa grande em minerês) estavam no forno. Fiz eles do tamanho de um limão...hehehehe

Fiquei com a cara no vidro do forno igual cachorro namorando frango de padaria. Coloquei defeito a cada segundo. Eu reclamava sozinha (eu falo sozinha, mas não contem pra ninguém!):
- Não falei que ia ficar seco?
- Não falei que ia rachar?
- Não falei que ia ficar feio?

Meia hora depois tirei os danados do forno.
Esperei dar uma amornada e experimentei.

Tive um alívio ao descobrir que tinha o gosto de biscoito de queijo, muito vendido por aqui.

Agora vou levantar a bandeira de que essa receita NÃO É de pão de queijo, é de biscoito de queijo.
Só assim pra eu ficar tranquila e poder postar a receita mais fake que eu já vi do meu amado pão de queijo.


Para o biscoito de queijo de 3 ingredientes você vai precisar de :

- 1 caixinha de creme de leite
- 1 copo (tamanho de copo de requeijão) de polvilho doce
- 1 copo (tamanho de copo de requeijão) de queijo ralado
O sal é opcional... Vai depender do queijo.

É só misturar tudo, moldar e colocar no forno quente por meia hora. A massa fica com textura de massinha escolar, bem fácil de ser trabalhada. É uma boa idéia colocar a criançada com a mão na massa!
Depois de assada a massa fica bem mais pesada do que o pão de queijo... e tem um gosto acentuado de polvilho cru (claro, não foi escaldado) mas quebra o galho se você quer servir num lanche de última hora.

Só me faça o favor de não falar pra suas visitas que você está servindo pão de queijo, tá?
É biscoito. BIS-COI-TOOOOOOOOOOOOOOO !

14 comentários:

Unknown 2 de set. de 2010, 10:08:00  

kkkkkkkkkk.... isso mesmo Kris... só n vale falar q é pão de queijo pq n é MEEESMO... de jeito nenhum... concordo plenamente com vc!!! kkkkk... É BISCOITO!!! Definitivamente!!!
bjosss... to adorando o blog... como sempre!!!Tudo de bom pra vc!

Juliana 2 de set. de 2010, 11:00:00  

kkkkkkk... Nós leitoras, prometemos não passar a receita adiante sem esclarecer que NÃO é de pão de queijo!
Palavra de escoteira! :)

E então? Cadê a receita do pão de queijo mineiro de verdade?

bjs

Xanda 2 de set. de 2010, 13:43:00  

Hummm Kris... de dar água na boca.....
Adoooorrrrooooo bisccoooiiitttoooo de queijo...hehehe

Kris Nardini 2 de set. de 2010, 13:56:00  

Viu? Até você concordam que e BIS-COOOOOI-TOOOOOO!

hahahahahahahahaha

Kris Nardini 2 de set. de 2010, 14:17:00  

Juliana, sabe que agora que fui perceber que nunca postei o pão de queijo tradicional, só o recheado? http://www.cozinhandopararelaxar.com/2009/09/pao-de-queijo-recheado.html

Vou fazer e postar aqui o tradicional, mas já adianto é que a única diferença com a receita acima é que nele não vai polvilho azedo, só 4 medidas de polvilho doce.

beijos

SUMAIA 3 de set. de 2010, 07:54:00  

Olá, peguei esta mesma receita no site da Ana Maria Braga há algum tempo, fiz a receita com queijo curado pois tem o sabor mais acentuado e, gostei muito. Ao contrário do que voce descreveu não senti o gosto do polvilho.
Bj e bom fds

Kris Nardini 3 de set. de 2010, 10:11:00  

Sumaia, então eu devo ter feito alguma coisa errada, só pode!rsrsrsrsrs

Beijão

Juliana 3 de set. de 2010, 13:06:00  

Alguma coisa errada! Que nada Kris, lembre-se que você é uma connoisseur em pães de queijo. Seu paladar apurado percebeu de lonje o polvilho!
Obrigada pelo link e vou aguardar ansiosa o pão de queijo tradicional!

bjs

Anônimo,  4 de set. de 2010, 15:43:00  

Oi meu nome é Elza, moro em São Paulo - Capital.
Quero parabenizá-la pois seu blog é maravilhoso. Adoro tudo o que vc posta. As receitas são maravilhosas, e a melhor comida na minha opnião, é a comida mineira. Sou oriental e adoro torresmos, farofas, carne de roça, frango caipira, etc... Beijos com muito carinho

Patrícia 31 de out. de 2010, 09:06:00  

Olá Kris!

Fui fazer o tal do biscoito de pão de queijo e não deu certo assim não. Misturei os ingredientes e ficou bem líquido, diferente de uma massinha de modelar. Tive que colocar mais 2/3 de copo de requeijão de polvilho. Está no forno agora, mas acho que vai ficar duro por causa do tanto de polvilho. :(

Kris Nardini 3 de nov. de 2010, 18:47:00  

Patrícia, você usou caixinha ou lata de creme de leite? A caixinha é a medida exata. A medida de polvilho é bem cheia... mas acho que não foi por isso que ficou tão líquido... Será que foi por causa do tipo de polvilho? Isso infuencia bastante.
E aí, me conte, como ficou?

Beijos

Anônimo,  4 de mai. de 2011, 22:31:00  

Bom, meu nome e Hallyson e sou de uma familia totalmente mineira, e eu só sou mais um mineiro, gosto bastante de levar a tradição mineira pra onde vou, vi que algumas pediram a receita do verdadeiro Pão de Queijo, e nisso resolvi passar a vocês segue a baixo a receita:
Pão de Queijo
4 copos de polvilho doce
2 copos de leite
1/2 copo de oleo
2 copos de queijo ralado (mais grosso melhor)
sal a gosto
aproximadamente 6 ovos

Juntar o leite, o oleo, ferver e escaldar o polvilho. Depois de frio adicionar o queijo e ir sovando e adcionando os ovos ate o ponto, pode ser q gaste mais ovo dependendo do tamanho do copo.

Unknown 15 de jun. de 2011, 14:22:00  

Oi Kris...

Já te sigo a um tempinho, mas nunca tinha comentado por aqui, mas quando vi esses post do suposto pão de queijo... Digo suposto porque esse ai só pode ser como você diz mesmo BISCOITOOOOO...
Porque como boa mineira (apesar de morar no Rio desde que nasci) sou não poderia aceitar esse trem como receita de pão de queijo né uai!
rsrs
Mas po deixar que vou fazer os BISCOITOOOOOOOOS e depois te conto minha impressão sobre o dito cujo...
Parabéns pelo Blog eu realmente adoro seus posts divertidos e as receitas partilhadas...

Beijos enormes!
Talita

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP