Atalho do Facebook

Leitoa pururuca a passarinho

>> terça-feira, 4 de janeiro de 2011


Como prometi no post do resumo do meu ano, aqui vai a receitinha mais deliciosa que eu já comi.

Essa receita me lembra as festas de Natal na casa da minha avó Teresa.
A casa cheia de gente, os primos brincando, os tios conversando.
Noooooossa! Dá uma saudade...

Resolvi fazer a leitoa na nossa chácara no almoço do dia primeiro.
A sorte é que a vóvis estava lá e me deu todas as dicas. E ainda corrigiu o tempero, que tinha ficado bem fraquinho depois da "aferventada"...

Espero que vocês gostem dessa delícia engordativa que pra mim tem gosto de nostalgia.


Receita de leitoa pururuca a passarinho para as festas de final de ano

1 leitoa bem pequena ( a minha pesava menos de 4 quilos)
água fervente suficiente
tempero caseiro suficiente (vai depender do peso da leitoa)
suco de 3 limões (eu usei o limão china)
4 dentes de alho amassados
2 pimentas bode amassadas
óleo para fritar

Quanto menor a leitoa, menos gordura entre a pele e a carne ela vai ter. Prefira as pequenas... Se você precisa de uma quantidade maior, compre 2 pequenas.
Peça ao açougueiro que serre a leitoa em pedaços pequenos, iguais aos do frango a passarinho.
Lave e limpe bem a carne.
Coloque uma panela com água no fogo e tempere com tempero caseiro ou sal. Afervente a leitoa por 15 minutos nessa água e escorra bem.
Coloque os pedaços da leitoa em uma assadeira e retempere com tempero, pimenta, alho e limão. Cubra com alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire o alumínio, aumente o forno e deixe por mais 20 minutos, ou até os pedaços ficarem sequinhos. Retire do forno e reserve.

Frite em pequenas porções, no óleo quente.

4 comentários:

Jotta e Rosley 4 de jan. de 2011, 21:05:00  

Essa leitoa deve ter ficado uma delícia Kris! Só não sei onde vou achar uma por aqui... Abraços!

Cantinho da Jana!!! 7 de jan. de 2011, 10:41:00  

Eu adoro leitoa praparada assim...
Muito bom..

bjim
Jana
http://janainamechi.blogspot.com/

No Maria Baphônira tem... 10 de jan. de 2011, 14:14:00  

DELICIA....
É muito bom saber que você é de Udia. estou descobrindo novos blogs na cidade. Vejo que em outras cidades as blogueiros provovem atá encontros. Quem sabe um dia a gente faz assim?! heheh
E é claro que já estou te seguindo. Se me seguir ficarei feliz.
Besos, besos.
http://vivi-aninha.blogspot.com

Xanda 11 de jan. de 2011, 15:54:00  

Nossa!!! Dá água na boca... e fica tão sequinho... Adorei!! Obrigada!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP