Atalho do Facebook

Bife a milanesa com molho de ervilhas e ovo mole, uma receita do meu pai

>> sexta-feira, 2 de dezembro de 2011


Tem certos pratos que me fazem voltar a ser criança. Esse é um deles!
Quando meu pai queria me agradar (quase sempre!!!) ele pedia pra minha mãe fazer esse bife a milanesa para o almoço de domingo.
Mas não pensem que se trata de um bife a milanesa basiquinho... Não! Esse bife tem que ser acompanhado por molho com ervilhas e um ovo com a gema beeem molinha!

Sabe uma comida que você enche o prato e repete mais uma ou duas vezes? Pois é... Essa comida, para mim, é assim...
A minha sorte é que o maridão e os filhotes também adoram!
Só não faço mais vezes por dois motivos: meu colesterol e a sujeira que fica no fogão!
Mas garanto que a combinação dos sabores me leva quase ao paraíso...
E me dá uma saudade imensa dos meus pais!

Nessa receita uso caldo de cubinho e molho de lata porque faço exatamente como meus pais faziam... Já tentei fazer com molho fresco mas parece que fica faltando alguma coisa, sabe? Não fica com gostinho de nostalgia....

Para 6 pessoas você vai precisar de:

Os bifes a milanesa:

6 bifes de filé mignon ou miolo de alcatra, pesando cerca de 240 g cada um
sal e pimenta a gosto para temperar os bifes
1 "pitadinha" de shoyu para temperar os bifes
2 dentes de alho amassados grosseiramente
1 xícara, das de café, de azeite
1 xícara, das de chá, de farinha de trigo
1 ovo batido com 1 xícara, das de chá, de água
2 xícaras, das de chá, de farinha de rosca temperada com sal e pimenta do reino
1 xícara, das de chá, de óleo
1 colher, das de sopa, de manteiga

Coloque os bifes entre dois sacos plásticos e bata com um martelo de carne até os bifes ficarem com 1 dedo de espessura.
Tempere os bifes com sal, pimenta, shoyu, alho e azeite e deixe descansar por meia hora ou mais.
Passe os bifes na farinha de trigo, no ovo batido com água e na farinha de rosca, nessa ordem. Espalme bem os bifes para a farinha ficar bem aderida. Leve os bifes para a geladeira por 15 minutos.
Aqueça uma frigideira  bem larga com o óleo e a manteiga e frite os bifes, de dois em dois, até ficarem dourados e com a casquinha bem sequinha. Se necessário, junte mais óleo na frigideira mas tome cuidado! Não é para fritar em imersão, tá?
Escorra em papel absorvente e reserve.

Para o molho:

1 lata de tomate pelado
1 lata de molho pronto
1 cebola pequena, bem picada
2 dentes de alho, espremidos
1 fio de azeite
2 cubinhos de caldo de carne
1 pimenta ardida
pimenta do reino a gosto
1 pitada de açúcar
100 ml de água
200 g de ervilha congelada

Aqueça uma caçarola com o azeite e junte o alho e a cebola.  Espere a cebola começar a caramelizar e junte o molho pronto e o tomate pelado grosseiramente picado.
Tempere com os cubos de caldo, o açúcar e as pimentas e junte a água.
Deixe ferver por 5 minutos e junte as ervilhas congeladas.
Cozinhe por mais 5 minutos e reserve.

Os ovos:

Frite 1 ovo (ou mais, no meu caso) por pessoa. Eu gosto da clara tostadinha e da gema mole mas você pode escolher seu ponto ideal.

Montagem:

1 bife a milanesa
1 concha pequena de molho de ervilhas
1 ovo frito

Se mate de comer....

2 comentários:

Autora do Blog 2 de dez. de 2011, 10:51:00  

Que bom aspecto!
Parece ter ficado delicioso. Gostei.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Anônimo,  11 de dez. de 2011, 13:35:00  

Ainda vou fazer, mas pela foto e ingredientes deve ficar OTIMO....

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP