Atalho do Facebook

Sorrentinos com manteiga Noisette para o dia das mães

>> sexta-feira, 11 de maio de 2012


Aproveito para desejar um FELIZ DIA DAS MÃES para todas vocês!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ser mãe é ser plena... é ser completa.... é ser heroína!
E, se você não tiver um filho, também comemore esse dia! Não somos só mãe dos filhos... Às vezes somos mães dos amigos, dos maridos e até dos próprios pais ....
Parabéns para todas nós!
Especialmente para minha filhotinha Vivi, que é uma mãe maravilhosa  para o Benício ( e é minha mãe, às vezes), para minha avó Teresa, que é uma segunda mãe pra mim, e para a minha mãe Márcia, que está comemorando lá no céu....


E vamos ao que interessa....


Eu DETESTO enfrentar fila em restaurante no Dia das Mães.
Não sei na cidade de vocês mas, aqui em Uberlândia, os restaurantes ficam lotados.
Prefiro ficar em casa, curtindo os filhotes e preparando uma comidinha gostosa!
Eu não me importo de passar a manhã toda na beirada do fogão (de preferência no de lenha), tomando um vinhozinho, comendo um bom gorgonzola e sendo paparicada pelos filhos, genro, nora e neto!

Mas, se você prefere alguma coisa bem fácil, para ficar o mínimo possível na cozinha, faça esse prato!
É leve, delicioso e chique!
Garanto que sua mãe, e até o pai e o maridão, vão ADORAR!

Sorrentinos são círculos de massa de macarrão recheados.
Eu faço massa fresca mas, caso você ache difícil fazer a massa em casa ou não tenha um ajudante de cozinha, como eu tenho, compre lâminas de massa fresca de lasanha e mãos à obra!


Meu ajudante de cozinha
O recheio é facílimo:

250 g de peito de frango em cubos, cozido em água e sal
1 colher e meia, das de sopa, de cream cheese Philadelphia
1 colher, das de sobremesa, de manteiga
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de noz moscada moída na hora
1 dente de alho picado
2 folhas de sálvia
Coloque tudo no processador de alimentos e bata até formar uma pasta. Acerte o sal e a pimenta e reserve na geladeira por meia hora.

Massa:
Faça sua massa caseira com 200 g de farinha de trigo e 2 ovos, como eu ensino aqui, ou use lâminas de massa fresca para lasanha, comprada em supermercados.
Coloque a lâmina de massa numa superfície enfarinhada, coloque uma colher de recheio a cada 7 ou 8 cm e passe clara de ovo envolta do recheio.
Cubra a lâmina recheada com outra lâmina de massa e acerte com a mão, retirando o ar entre elas. Aperte bem com as mãos, para colar direitinho, e use um cortador redondo (ou uma xícara ou copo) para cortar cada círculo do sorrentino.

A Manteiga noisette:

Você sabe o que é manteiga noisette?
É uma manteiga que é levada ao fogo brando até ficar amarronzada e com um cheirinho delicioso de avelã. Aliás, noisette é avelã em francês.
Para fazer a manteiga noisette basta levar 4 colheres, das de sopa, de manteiga ao fogo brando, em uma frigideira, e ficar de olho! Assim que ela começar a mudar de cor, ficando levemente castanha, retire a panela do fogo.
Eu, nessa receita, acrescentei folhas rasgadas de sálvia no final do preparo! Eu gosto do sabor de avelã misturado ao perfume da sálvia.

Montagem:
Cozinhe a massa rapidamente em bastante água salgada.
Assim que a massa estiver ao dente, retire da água com uma escumadeira, escorra bem, coloque diretamente no prato e cubra com uma boa porção de manteiga noisette.
Decore com mais folhinhas de sálvia e sirva a mamãe!

Se você não gostar de frango, invente recheios diferentes!
Algumas dicas de recheio:
- ricota, cream cheese, damasco picado e nozes
- peras picadinhas, gorgonzola amassado e cream cheese
- purê de abóbora e carne seca desfiada
- 4 queijos
- peito de peru defumado, cream cheese e ricota


2 comentários:

Carla Colombo 11 de mai. de 2012, 14:02:00  

Amei a sugestão, Kris! Não estarei perto da minha mãe nesse dia, mas o dia em que estiver quero fazer esse carinho pra ela! Bjsss

Carla Colombo
www.brisandonacozinha.blogspot.com

Marta 12 de mai. de 2012, 10:16:00  

Esse pequeno lindo preparando a massa tá demais!!!
Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP