Atalho do Facebook

Batata doce caramelada

>> quarta-feira, 6 de maio de 2009


Eu nunca gostei de batata doce.... até que fui apresentada a essa maravilha!
Minha tia Daysinha fez essa batata na Semana Santa, para acompanhar o bacalhau, e eu fiquei apaixonada.
Na última segunda-feira eu liguei pra ela e pedi a receita.

Fácil de fazer e deliciosa, porém engordativa em altíssimo grau....

Vamos lá..

Ingredientes:

- 1 batata doce média, descascada e picada em pedaços
- 1 litro de salmora (1 l de água + 1 colher, das de sopa, de sal)
- 400 ml de óleo
- 4 colheres, das de sopa, de açúcar cristal
- 200 ml de água

Modo de fazer:

Coloque a batata, já cortada, de molho na salmora por 1 hora. Escorra a água e seque as batatas.
Misture a água com o açúcar e reserve.
Leve uma panela alta ao fogo com o óleo e quando ele estiver morno acrescente as batatas. Espere o óleo ficar quente e jogue a mistura de água com açúcar na panela.

Não entre em pânico. Não vai voar óleo para todo lado! Fiz e confirmei!

Misture bem e deixe as batatas cozinharem nessa mistura de óleo e calda.
Vá mexendo, com cuidado, para as batatas não grudarem.
Quando a água evaporar e as batatas começarem a ficar carameladas, verifique se elas já estão cozidas. Para isso basta furar uma com um palito.
Se a batata estiver dura é só acrescentar um pouquinho mais de água, se estiver macia é só aguardar alguns minutos até que as batatas fiquem carameladas.

Depois é só retirar e servir....

Bacalhau e carne de porco são combinações perfeitas para essa batata doce.

Ela fica durinha por fora e um creme por dentro.....

Não posso deixar de agradecer a tia Daysinha por essa deliciosa receita.

5 comentários:

Dayse 8 de mai. de 2009, 08:53:00  

Kris, que espetáculo!
Além de parecer delicioso é lindo!
Bjks.

Dayse 8 de mai. de 2009, 08:53:00  

Kris, que espetáculo!
Além de parecer delicioso é lindo.
Beijão.

Iolanda,  9 de set. de 2009, 15:36:00  

Olá,

Adorei essa receita de batata doce caramelada, fiz em minha casa, mas a quantidade de óleo me pareceu muito. poderia confirmar se é essa mesma a quantidade.

Grata
Iolanda

Kris Nardini 9 de set. de 2009, 16:05:00  

Olá, Iolanda.

A quantidade de óleo varia de acordo com a panela e da batata. A batata tem que ficar "imersa" no óleo. Se for uma panela pequena e funda eu acho que gasta menos.A minha era larga... e gastei mais.

E aí, a batata ficou boa?

Um beijos,

Kris

Anônimo,  2 de mai. de 2010, 13:02:00  

Olá Kris,
Adorei a sua receita, mas fiquei em dúvida se devo caramelar o açucar antes de misturar com o óleo??
Bjs,
Adri

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP