Atalho do Facebook

Rocambole ou bolo de carne moída

>> terça-feira, 10 de novembro de 2009

Uma vez uma amiga da minha mãe foi contratar uma cozinheira e, quando a amiga perguntou quanto ela queria ganhar, a moça soltou essa:

- A senhora quer com penso ou sem penso?
- Como assim?
- Se eu tiver que pensar no cardápio em quero 2X, se a senhora pensar e escolher o cardápio eu quero x.

Pois eu acho que ela está certa!
Escolher o cardápio é a pior parte, para mim!

Uma não gosta de frango, o outro não come porco e o outro não suporta peixes e frutos do mar.
Ah! E o marido só come carne moída camuflada.
Sobram poucas opções!

Eu estava pensando e procurando algo diferente para fazer e me lembrei do rocambole de carne moída da Casa da Bisa . O rocambole de lá é delicioso.
Salivei!
Como nunca fiz rocambole dei uma pesquisada na internet e vi que muitos usam Sopa de Cebola Knorr na massa.
Resolvi testar e ficou muito bom.
Ele não ficou bonito, mas a carne ficou bem macia e saborosa.

Fiz dois tipos de recheio. Um só com presunto e mussarela e outro com metade de tapenade (uma pastinha que sempre tenho na geladeira, feita de azeitonas pretas, alcaparras e azeite) e na outra metade segui a dica do maridão e coloquei mini jilós em conserva.

O de tapenade com jiló eu servi na semana passada. O de presunto e mussarela eu servi no almoço de hoje. Congelei o rocambole inteiro, dentro de um saco plástico, e assei ainda congelado.

Para dois rocamboles eu usei:

1,2 k de patinho moído 2 vezes
800 g de pernil de porco moído 2 vezes
1 envelope de Sopa de Cebola Knorr
1 colher, das de sobremesa, de tempero mineiro
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
2 colheres, das de sopa, de farinha de trigo

Misturei tudo e deixei descansar, na geladeira, por meia hora.
Forrei uma assadeira com plástico, coloquei metade da carne, cobri com outro plástico e apertei bem com as mãos.
Retirei o plástico que usei para acertar a carne e recheei, só no centro.
Com a ajuda do plástico de baixo eu enrolei, com muito cuidado. Descartei esse plástico também.
Besuntei o rocambole com manteiga, cobri a forma com alumínio e levei ao forno por 40 minutos, na temperatura de 220 graus.
Retirei o alumínio e assei por 20 minutos, em 280 graus, com o dourador ligado.
Ficou muito bom para o almocinho do dia-a-dia!

Eu usei presunto de peru Vita Light da Sadia e mussarela Tirolez, que são meus preferidos. Você pode usar o recheio que quiser...

No slide eu mostro o passo-a-passo da receita de rocambole de carne moída.


3 comentários:

Juliana Catão,  12 de nov. de 2009, 18:22:00  

Kris, deixa eu te falar uma coisa: Seu blog é ótimo, uma delícia! Tipo assim, é um blog bem mineiro mesmo. As receitas são maravilhosas. Vc procura sempre colocar de tudo aqui.
Se a gente quiser montar um cardápio completo é só pesquisar seu arquivo. E o que o torna mais legal, é que vc sempre coloca a história daquela receita, ou tipo, alguma coisa que aconteceu, sei lá, vem sempre acompanhado de alguma historinha. Isso deixa seu blog diferente e gostoso. E vc é ótima! Parabéns pelo blog. Bjos.

Kris Nardini 13 de nov. de 2009, 23:21:00  

Ju, obrigada!
Estou afastada do Blog mas sinto a maior falta de postar meus causos e minhas receitinhas!

Beijos

Priscila Beneducci 16 de nov. de 2009, 21:38:00  

Ficou bonito mesmo. Com Pernil junto deve ser muito + gostoso!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP