Sobrou risotto? Tostato di risotto
>> segunda-feira, 2 de maio de 2011
Gosto de começar a semana postando alguma receita de reaproveitamento, por isso, hoje vou falar sobre as sobras de risotto.
Quem nunca errou na mão e fez risotto a mais, sobrando aquela panelada que você não sabe o que fazer?
Eu, uma exagerada compulsiva, sempre faço isso!!!!
E risotto requentado não é nada bom, não é mesmo?
Sempre que acontece de sobrar risotto eu apelo para os arancinis que já postei para vocês ou para o tostato di risotto. Ambos podem ser feitos com sobras de qualquer tipo de risotto.
O tostato desse risotto de camarões que fiz na semana passada ficou dos deuses! Com uma saladinha de folhas se transforma rapidamente em um almoço (ou jantar) perfeito!
E preparar é muito fácil.
Algumas pessoas usam ovos na receita mas eu já acho que o risotto vira uma massa compacta demais no outro dia, né? Então, ovos pra quê?
Eu apenas aqueço uma frigideira própria para preparar crepes (você pode usar uma frigideira mais funda mas eu gosto dele bem fininho e crocante), juntar uma colherinha de manteiga e outra de azeite e, com a ajuda das mãos, compactar a massa na frigideira. Pode apertar bastante, viu?
Aí é só ligar no fogo no mínimo, tampar a frigideira e esperar um cheiro maravilhoso invadir a cozinha. Nessa hora o risotto vai estar crocante do lado de baixo. Por isso dei o nome de tostato di risotto, o arroz fica tostado!!!
Com a ajuda de um prato, vire o risotto e doure do outro lado, da mesma forma.
Retire da frigideira, coloque uma porção no prato de servir, junte algumas folhas escuras e sirva!
Ele vai estar tostado por fora e cremoso por dentro!
Garanto que ninguém vai falar que você está servindo comida-de-ontem!
DICA: Se você quiser fazer bonito para uma visita de última hora, basta retirar a sobra do último risotto do freezer, esperar descongelar, colocar uma porção de 4 cm de altura em um aro, para moldar (ou então moldar com as mãos, como um hamburquer), e tostar as pequenas porções na frigideira com manteiga e azeite, da mesma forma que eu fiz com o grande. Aí é só fazer um peixinho grelhado, decorar com algumas ervas e dar pinta de chef! Garanto que vai ser sucesso!
3 comentários:
Hummm!!! excelente idéia, aqui vez ou outra sobra risoto, vou fazer assim.
Este seu ficou lindo.
Bjs e Boa Semana
Show! Adoro risoto e o fundinho do arroz hehehe
A combinação ficou perfeita!
Obrigada pela dica! Fiz hoje com um risoto de cação que descongelei e ficou ótimo!
Postar um comentário