Atalho do Facebook

Arroz com cordeiro

>> sexta-feira, 27 de maio de 2011


Eu sou APAIXONADA pela cozinha árabe. Gosto de praticamente tudo, só os doces que não me agradam muito. Mas aqui em casa a turma não passa do quibe cru... Não gostam de mais nada. De vez enquando eu arrisco fazer alguma coisa mas já sei que vai ter reclamação! E foi assim com esse arroz árabe com cordeiro, eles fizeram bico e só o maridão se arriscou! E reclamou, claro!

Mas eu AMEI!!! E acho que vocês também vão gostar!

Comece pelo cordeiro. Compre uma paleta de cordeiro de aproximadamente 1.2k e limpe bem. Coloque em uma assadeira, tempere com um punhado de sal grosso, 1 ramo de alecrim, bastante azeite e cubra até 1/3 da peça com água filtrada. Coloque 200 ml de vinho e 1 pau de canela nessa água e deixe descansar por 1 hora.


Leve ao forno baixo por 3 horas, ou até a carne ficar bem macia, desgrudando dos ossos. Espere esfriar, coe o caldo e reserve, desfie a carne e reserve.



Lave 350 g de arroz e deixe escorrer. Aqueça o caldo do cozimento do cordeiro.


Aqueça uma caçarola, junte uma colherzona bem cheia de manteiga e um fio de azeite e doure a carne desfiada temperada com 2 colheres de tahine. Deixe a carne secar um pouquinho, retire a metade e reserve, mantendo aquecida. Junte 2 cebolas médias picadas à metade de cordeiro que ficou na panela e cozinhe até a cebola caramelizar. Acrescente 3 dentinhos de alho amassados, se você gostar. Refogue o arroz junto com a carne, por uns 6 ou 7 minutos. Se você não estiver de dieta, junte mais uma colherzona de manteiga. Cubra o arroz com o caldo do cordeiro, coloque sal e 1 pitada de canela um pó e 1 pitada de pimenta síria e cozinhe até o arroz ficar seco e macio.


Aqueça uma frigideira, coloque amêndoas e toste até elas ficarem douradas.
Sirva o arroz decorado com as amêndoas tostadas e a carne de cordeiro desfiada reservada.

Depois vou postar a receita de um folhado recheado com esse aroz que é de comer rezando!

7 comentários:

Deborah Martin Salaroli 27 de mai. de 2011, 08:53:00  

Kris
Sabe que eu nunca comi cordeiro, tenho pena do bichinho!!! Mas esse seu arroz aí deve ter ficado saborosíssimo.
Parabéns!
***Ah, e vc sabia que eu te sigo e o seu blog está nos meus favoritos? Dê uma olhada lá! E venha me visitar tb.
Bjs

Receitas para a Felicidade 27 de mai. de 2011, 09:09:00  

Adorei o novo visual Kris, parabéns,

beijos e bom final de semana!!

Receitas para a Felicidade 27 de mai. de 2011, 09:10:00  

Que delicia esse arroz Kris tem um aspecto muito bom e tentador,

beijinho aqui de Portugal

Marta Ibañez 27 de mai. de 2011, 10:30:00  

Nossa...que delícia, Kris! Também adoro esse prato e comida árabe em geral!
Beijão!

Marta Benicá 27 de mai. de 2011, 18:51:00  

Também adoro comida árabe!! Tenha um bom fim de semana. Um abraço, Marta.

Anônimo,  1 de jun. de 2011, 18:14:00  

vc pode por lentilhas ou ervihas no arroz ?

Kris Nardini 2 de jun. de 2011, 08:13:00  

Eu acho que ficaria bom com lentilhas ou aletria.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP