Atalho do Facebook

Picanha recheada com provolone na panela de pressão

>> terça-feira, 19 de julho de 2011


Estava com uma boa picanha aqui em casa e corri para fazer antes que meu médico recebesse os resultados dos meus exames. Eu tenho certeza que ele vai me privar desses pequenos prazeres...
Fiquei pensando qual receita eu faria...
Pensei na Picanha do Sérgio Reis, minha favorita, mas desisti depois de me lembrar que a gordura da picanha dessa receita fica tãããããão deliciosa que eu não ia resistir e ia acabar entupindo ainda mais as minhas artérias.

Me lembrei da picanha recheada na panela de pressão e tive uma péssima idéia: rechear a picanha com um cilindro de provolone defumado.
De início pensei em enrolar o provolone em fatias de bacon mas desisti logo na primeira tentativa. O bacon saia do lugar e virava uma marmota.

Segui com minha idéia mirabolante:


Com uma faca bem afiada e pontuda fiz uma bolsa na picanha, tomando cuidado para a faca não vazar e acabar furando o outro lado da peça.
Enfiei nessa bolsa o cilindro de provolone e fechei a abertura com palitos (você pode usar linha e agulha, se tiver o dom, eu não tenho!)


Temperei a picanha  só com sal e coloquei na panela de pressão, com a gordura voltada para baixo.
Por cima da picanha coloquei 2 cebolas ENORMES em rodelas grossas (pode usar 3 cebolas médias) , dois dentes de alho amassados, pimenta do reino, pimenta calabresa, uma boa quantidade de mostarda e mais uma pitadona de sal.
Tampei a panela e levei ao fogo alto por 20 minutos, abaixei o fogo e cozinhei por mais 40 minutos.
Fique de olho (ou melhor, de nariz afiado...) Se cheirar muito a queimado, abaixe o fogo antes dos 20 minutos.
Após esse tempo, espere a pressão sair completamente, abra a panela e vire a picanha. Deixe ferver por 5 minutos e transfira a carne para uma tábua.
Deixe a carne descansar por 10 minutos, enquanto o molho que se formou na panela ferva e fique encorpado.


Após os 10 minutos de descanso, fatie a carne e leve a sobra do queijo que vazou da picanha de volta para a panela para derreter e engrossar ainda mais o molho.
Cubra a picanha recheada com o molho e sirva.

Porque eu disse que tinha sido uma péssima idéia? O queijo que comprei não era muito bom e não derreteu direito, além de ser muito forte. O sabor de defumado do queijo prevaleceu e não me agradou muito....
Dá próxima vez vou usar legumes no recheio... Acho que com cenoura ou abobrinha vai ficar maravilhoso!
Tenho certeza que vai ficar melhor e mais saudável....  (lá vem eu imaginando uma forma de introduzir a picanha na minha dieta!)


2 comentários:

Jacqueline Deolindo 19 de jul. de 2011, 15:09:00  

Prezada Kris, achei sei blog durante uma pesquisa sobre comida mineira. Sou jornalista e escrevo para uma revista em Itaperuna (Revista Unicidades). Nossa reportagem deste mês para turismo será sobre Ouro Preto e gostaria de reproduzir sua receita de tutu com lombo à mineira na nossa página de gastronomia, mas preciso da sua autorização, tanto para a receita quanto para a foto, caso vc tenha os créditos. Pode ser?
Obrigada,
Jacqueline Deolindo (jacquelinedeolindo@gmail.com)

Lucianojs 19 de jul. de 2011, 20:15:00  

Gostei muito das suas receitas, pesquisei uma receita de rosbife e acabei conhecendo seu site.

Vendo seu perfil vi que você é da minha terrinha, embora já faz 2 anos que moro em Floripa.

Estou começando minhas primeiras experiências com panela, costumo ficar só no churrasco. A cozinheira da casa é minha esposa.

Sucesso, espero outras ótimas receitas.

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP