Atalho do Facebook

Arroz carreteiro X Maria Isabel

>> segunda-feira, 11 de março de 2013



Eu sou apaixonada por arroz! E nem precisa ser com carne, ele branquinho, feito na hora e com uma pimentinha...hummmm.... já me delicio!
Outro dia (muitos dias atrás, aliás) eu estava vendo um programa de culinária e nele tinha um gaúcho falando que o verdadeiro Arroz Carreteiro só leva charque, arroz, água e sal. Ele disse que esse prato era feito pelos tropeiros e nem sempre eles tinham cebola e alho na bagagem por isso, a receita correta é sem nenhum deles no preparo.
 Fiquei curiosa, porque sempre fiz o carreteiro igual eu faço a Maria Isabel, com bastante cebola queimada...
Resolvi fazer sem a cebola e me surpreendi. O arroz fica delicioso e apenas o sabor do charque se sobressai. Gostei muito! E, de hoje em diante, nunca mais coloco cebola no carreteiro!

Agora eu preciso saber: tem alguém que pode me contar se é verdade esse negócio de carreteiro gaúcho não levar cebola e alho?

Na minha receita eu usei:

1 k de charque em cubinhos
2 colheres, das de sopa, de óleo
400g de arroz lavado e escorrido
1 cenoura grande em cubos (frescurinha minha....)
4 copos (de 250 ml) de água fervente
sal a gosto
pimenta a gosto

Lave bem o charque, pique em cubinhos e coloque em uma panela. Encha a panela com água e leve ao fogo por meia hora, após levantar fervura.
Escorra o charque e reserve.
Lave o arroz, escorra e deixe descansar por meia hora.  O arroz lavado e descansado fica mais soltinho.
Aqueça uma panela de fundo grosso e acrescente o óleo e o charque.
Frite o charque até ele começar a ficar dourado.
Acrescente o arroz e frite o arroz por 3 ou 4 minutos.
Junte a água fervente e acerte o sal. Nessa hora, se você gostar, acrescente as cenouras em cubinhos.
Cozinhe até o arroz ficar ao dente, no início com fogo alto e panela semi tampada e depois em fogo baixo e a panela totalmente tampada.
Sirva com salsinha e cebolinha. Na foto eu não coloquei para vocês perceberam o quanto a cor do arroz fica mais clara do que o arroz da Maria Isabel...




Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP