Atalho do Facebook

Bombocado de queijo, uma receita da minha amada vó Teresa

>> terça-feira, 7 de setembro de 2010


Como hoje é dia 07 de Setembro, dia da Independência, resolvi liberar uma receitinha de família pra vocês.
Esse bombocado de queijo da vó Teresa é de comer rezando...
Ele fica cremosinho por dentro, quase um pudim, e com uma casquinha por cima. DELICIOSO!
O ideal é usar queijo minas meia cura mas, se você não encontrar, pode usar parmesão de boa qualidade numa boa.

Ah! Antes que alguém me pergunte, nessa receita eu uso o liquidificador, de verdade. Vocês sabem que tenho preguiça de usar batedeira e liquidificador, né? Mas nessa receita ele faz a diferença. Nada de bater na mão, viu amores?
A boa notícia é que a farinha não gruda no cabelo porque só vai 1/2 xícara...hehehehe

A receita da vóvis é para uma assadeira gigante, que nem cabe no meu forno, por isso fiz meia receita e vou postar a quantidade que eu fiz, tá?

Ingredientes para uma assadeira de 24 X 30 cm

500 ml de leite
3 ovos
1 xícara e meia de açúcar (eu uso um pouco menos porque gosto dele mais salgadinho)
1 colher, das de sopa, bem cheia de margarina
1/2 xícara de fubá
1/2 xícara de farinha de trigo
1 pitada de sal
2 xícaras, bem cheias, de queijo ralado
1 colher, das de sopa, de fermento químico

Acenda o forno em temperatura média.
Unte e enfarinhe a assadeira.
Bata no liquidificador o leite, os ovos, a margarina e o açúcar por 2 minutos. Junte o fubá, a farinha de trigo e o queijo ralado e bata por mais dois minutos.
Desligue o liquidificador, acrescente a pitada de sal e o fermento em pó e mexa com uma espátula, cuidadosamente.
Coloque a massa na assadeira untada com margarina e polvilhada com farinha e asse em forno médio por aproximadamente 40 minutos.

Coma quente ou frio....

Uma observação: na receita da vóvis não vai canela mas eu coloco uma pitadinha. Eu acho que canela e bolo combinam demais... AMO!

5 comentários:

Catarina 7 de set. de 2010, 11:25:00  

adoro essa sobremesa! aqui em Portugal acho que lhe chamam bolo de fubá cremoso, ou não é a mesma coisa? acabei de comprar um saquiho de fubá para fazer...

um beijinho

klaussZagnoli 7 de set. de 2010, 18:21:00  

Oi Kris,
aqui estou dinovo.
Essa receita farei amanhã. Acabei me envolvendo nuns churrascos no feriado e não fiz o lombo mas falei dele para uns amigos que querem a qualquer custo. no churrasco de hoje, levei um bombocado e todos adoraram. Mas estão me pedindo novidades.Minha cobaias tão ficando muito exigentes.rsrsrs

Grande abraço
klaussZagnoli

Juliana 7 de set. de 2010, 21:01:00  

Amei a receita, sou louca por bombocado e também sou adepta a um toquezinho de canela. Deve ter ficado muuuito bom. Beijos, Ju

Isabela 17 de set. de 2010, 17:37:00  

Adoooorei essa receita... formiguinha que sou, vou acabar engordando uns quilinhos depois dessa sua receita, hein?! Posso te mandar a conta da academia depois??? =D
Bom, essa receita já entrou na minha lista de doces para comer com culpa, viu?! Aliás, como não sou excelente na cozinha, gosto de pegar umas receitinhas mais simples... Semana passada experimentei o sorvete assado com marshmallow. Muuuito bom! Espero que você goste! =)

Abraços

Kris Nardini 22 de set. de 2010, 08:42:00  

Isabela, nem me venha com conta de academia, viu? Eu é que estou precisando de uma URGENTE...hahahahahahahaha

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP