Caldo ou fumê de peixe, como fazer - Semana da Pescaria
>> quinta-feira, 2 de junho de 2011
Já respondeu ao questionário para ajudar o Cozinhando para Relaxar a melhorar ainda mais? Corre, lá! É só clicar aqui!
E a semana da pescaria continua!
Esse da foto é um barbado de mais de 5 quilos que o maridão trouxe da pescaria. DELÍCIA!Fiz moqueca com as postas e caldo com a carcaça.
Hoje eu posto o caldo... e não sei se vou ter coragem de postar a moqueca amanhã. Fiz uma arte com ela que nem te conto, viu? Ainda bem que não foi no encontro dos pescadores, na chácara. Foi aqui em casa!
Já contei pra vocês como eu preparo em casa o meu caldo de carne caseiro, né? Hoje vou mostrar como eu faço meu caldo de peixe caseiro. Fazer esse caldo é mais fácil do que ir ao mercado buscar uma caixinha de cubinho industrializado... Por isso ele é comida de quinta!
Compre um bom peixe, de sua preferência.
Retire a cabeça, as barbatanas e o rabo e use as postas em uma bela moqueca.
Lave bem a carcaça e reserve.
Refogue alho, cebola, tomate maduro sem pele e sementes e salsão em azeite e junte a carcaça do peixe. Se você não gostar de salsão, não coloque. Se gostar de pimentão, use um pedaço. Vale o seu paladar.
Deixe refogar por 3 minutos e junte 250 ml de vinho branco seco de boa qualidade.Espere o vinho perfumar sua casa e cubra a carcaça com água. Junte salsinha e alguns grãos de pimenta do reino e deixe ferver por 40 minutos, retirando alguma espuma que subir à superfície. Coe o caldo em uma peneira bem fina e use em suas receitas.Refogue alho, cebola, tomate maduro sem pele e sementes e salsão em azeite e junte a carcaça do peixe. Se você não gostar de salsão, não coloque. Se gostar de pimentão, use um pedaço. Vale o seu paladar.
O caldo pode ser congelado em pequenas porções por até 3 meses.
Prontinho, não é mais fácil do que ir ao mercado comprar o cubinho? Mais de quinta, impossível.
0 comentários:
Postar um comentário