Atalho do Facebook

Quibe de peixe - Semana da pescaria

>> quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eu APOSTO que você tem preconceito quando falam em quibe de peixe!
Pois eu tinha demais! Só em falar eu me arrepiava.
Peixe e quibe são duas coisas que não combinam, não é mesmo?

Mas é o mais puro engano! O quibe de peixe fica delicioso! Até meu filho João Antônio, que não come peixe de jeito nenhum, comeu! (Claro que foi sem saber, né? E ele ainda ficou de mal de mim por eu ter mentido que o quibe era de carne de vaca!)

É uma ótima pedida para as pessoas que não comem carne vermelha!

A receita não é minha. Quem fez essa delícia foi o Paulo Ernane, pai da Kamilota, minha cunhada!
Eu já contei aqui que o Paulo limpou, tirou couro, gordura e carne escura dos mais de 150 quilos de peixe que eles trouxeram do Xingu, né? A carne dos peixes ficou limpíssima, branquinha e linda!
E foi com essa carne que ele preparou o quibe.

Como tinha pirarara, piraíba (filhote) e jaú, eu me esqueci de perguntar qual foi o peixe escolhido para fazer o quibe, mas acho que pode ser feito com qualquer peixe.

O quibe é feito da forma tradicional: 1 quilo de peixe moído para 500 g de trigo demolhado e bem escorrido. Depois é só temperar com cebola picada, azeite, sal, pimenta e hortelã e passar novamente do moedor. Leve a massa moída para a geladeira para ficar mais fácil de enrolar.


Enrole, frite em óleo quente e sirva com um limãozinho china colhido na hora!

5 comentários:

lilian vieira 8 de jun. de 2011, 10:12:00  

De peixe???? este eu não conhecia, vou fazer para o meu sogro,já que ele não come carne vermelha ......bjos.....
http://mulhersuper.blogspot.com

Anônimo,  8 de jun. de 2011, 17:17:00  

Adorei o blog e seu alto astral!

Bju gde

livianymoura.blogspot.com
docesucre.blogspot.com

Chef Daniel Deywes 8 de jun. de 2011, 19:06:00  

OI tudo bem?

Eu não tenho preconceito não, alias nunca pensei em fazer, e agora estou louquinho para experimentar, alias a foto está apetitosa...

parabéns

abraço
Daniel
http://feitonahora.blogspot.com

Fabiana,  8 de jun. de 2011, 22:04:00  

Olá
Estou com uma dúvida nessa receita.
Esse trigo "demolhado" seria o que? Trigo ou Triguilho??
Aqui em minha terra, quando fazemos o quibe "tradicional" usamos o triguilho, deixamos ele de molho em água quente por um tempo para amolecer e aumentar o volume, e depois misturamos com a carne e demais temperos.

Gostei da receita, e como estou em dieta de restrição de carne vermelha, essa receita é uma ótima opção.
Aguardo resposta.

Kris Nardini 9 de jun. de 2011, 21:10:00  

Obrigada, amores! Que bom que vocês gostaram!

Fabiana, eu acho que o meu trigo é o seu triguilho. É aquele bem quebradinho, usado para fazer tabule, quibe assado, etc... Só muda o nome de região pra região.

Beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Back to TOP